Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Soure assinala no domingo 895 anos da doação de castelo aos Templários

A Câmara Municipal de Soure, no distrito de Coimbra, vai promover o 'Dias Templários', no domingo, evento que integra algumas iniciativas, para assinalar os 895 anos da doação do Castelo de Soure aos Templários.

Soure assinala no domingo 895 anos da doação de castelo aos Templários
Notícias ao Minuto

23:35 - 18/03/23 por Lusa

Cultura Soure

Nesse dia, a Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ), a Associação Thomar Honoris e a Agência de Design e Comunicação Next Solution aliam-se ao município de Soure para desenvolver um programa no Castelo da vila.

Após o hastear da bandeira no Castelo, o evento conta, ao longo de todo o dia, com uma mostra de ofícios, uma recriação histórica, esgrima e danças medievais, com a participação do comércio local na promoção dos produtos endógenos, refere a Câmara Municipal de Soure, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

A rubrica 'À conversa com...', cuja abertura será feita pelo presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, conta com a participação da professora e investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), que é também diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Paula Pinto Costa.

Na sessão participam também a investigadora do CITCEM na FLUP Joana Lencart e o antropólogo e escritor José Manuel Anes.

Nesta edição, a OPCTJ, o Museu Ordem dos Templários (MOT) e o município de Soure lançam a primeira edição do livro intitulado 'A Ordem do Templo e a Ordem de Cristo na Obra de Pedro Álvares Seco no Século XVI', que será apresentado por Paula Pinto Costa.

O livro é de a autoria de Joana Lencart, com edição da Zéfiro, e resulta da sua tese de doutoramento realizada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e reúne "informação histórica credível e rigorosa resultante da sua dedicação aos estudos medievais", nomeadamente às ordens militares do Templo e de Cristo.

Este trabalho de investigação "contribui, assim, para alargar o conhecimento não só do leitor em geral, mas também de historiadores e profissionais de informação turística, do património e da cultura", acrescenta.

A Câmara de Soure assinou um protocolo de colaboração e adesão ao projeto 'Rota dos Templários Portugal', durante a sua participação na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2023.

Este projeto visa a "valorização dos territórios e das comunidades de herança templária, procurando melhorar a experiência de visitação, de modo a captar a procura turística".

"A importância histórica, cultural e militar que Soure representa para o tema 'Templários' é inegável, motivo pelo qual a autarquia tem procurado investir na promoção do território e da temática templária, com a dinamização de várias atividades e iniciativas culturais, potenciando o turismo nacional e internacional", conclui.

Leia Também: Soure e Exército cooperam para construção de uma ponte militar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório