Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 24º

Noite dos Óscares é hoje. Português 'Ice Merchants' tenta prémio inédito

A curta-metragem de animação 'Ice Merchants', de João Gonzalez, procura hoje à noite, em Los Angeles, um prémio nos Óscares, numa cerimónia em que o filme favorito e o mais nomeado é 'Tudo em todo o lado ao mesmo tempo'.

Noite dos Óscares é hoje. Português 'Ice Merchants' tenta prémio inédito
Notícias ao Minuto

06:06 - 12/03/23 por Lusa

Cultura Óscares 2023

Os Óscares, prémios norte-americanos de cinema, celebram hoje a 95.ª edição, em Los Angeles, Califórnia, madrugada de segunda-feira na Europa, numa cerimónia que poderá ser histórica para Portugal, se 'Ice Merchants' vencer o prémio de melhor curta-metragem de animação.

O filme de João Gonzalez, sobre laços familiares e perda, chega a Hollywood com dezenas de prémios, entre os quais um recorde de nove distinções em festivais qualificantes para os Óscares.

Este ano, 'Tudo ao mesmo tempo em todo o lado', uma produção independente de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, uma comédia de ficção científica sobre universos paralelos, mas que na verdade é sobre os problemas mundanos de uma família a desintegrar-se, é o filme favorito.

Está indicado para os Óscares de Melhor Filme ou Realização e também nas categorias de representação, nomeadamente para Michelle Yeoh, Jamie Lee Curtis, Stephanie Hsu e Ke Huy Quan.

Para o Óscar de Melhor Filme, estão também nomeados 'Os espíritos de Inisherin' (Martin McDonagh), 'Os Fablemans' (Steven Spielberg), 'Tár' (Todd Field), 'A oeste nada de novo' (Edward Berger), 'Top Gun: Maverick' (Joseph Kosinski), 'Elvis' (Baz Luhrmann), 'Avatar: O caminho da água' (James Cameron), 'A voz das mulheres' (Sarah Polley) e 'Triângulo da Tristeza' (Ruben Ostlund).

Para o Óscar de Melhor Realização competem Martin McDonagh, Daniel Kwan e Daniel Scheinert, Steven Spielberg, Todd Field e Ruben Ostlund.

Este ano, os nomeados denotam um compromisso entre cinema de autor e independente e grandes produções, sobretudo com filmes estreados nas salas de cinema e que obtiveram substanciais resultados de bilheteira, nomeadamente as sequelas de 'Top Gun' e 'Avatar'.

A cerimónia será conduzida pelo apresentador Jimmy Kimmel e a organização conta que seja esquecido o incidente do ano passado, quando o ator Will Smith agrediu Chris Rock, o anfitrião, em palco.

Na entrega das estatuetas douradas estarão, entre outros, Nicole Kidman, Glenn Close, Ariana DeBose, Andrew Garfield e Jessica Chastain, e atuações de Rihanna e Lenny Kravitz.

Leia Também: Quatro filmes da animação portuguesa estão nomeados para prémios Quirino

Recomendados para si

;
Campo obrigatório