Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Quatro filmes da animação portuguesa estão nomeados para prémios Quirino

Quatro filmes portugueses, entre os quais 'Ice Merchants', estão nomeados para os prémios Quirino, que distinguem o cinema de animação ibero-americano, anunciou hoje a organização.

Quatro filmes da animação portuguesa estão nomeados para prémios Quirino
Notícias ao Minuto

17:44 - 10/03/23 por Lusa

Cultura Cinema

Os nomeados foram hoje divulgados pela organização na embaixada de Portugal em Madrid, e a cerimónia está marcada para 13 de maio em San Cristóbal de La Laguna, em Tenerife, Espanha.

Na sexta edição dos prémios Quirino há quatro filmes portugueses nomeados -- em algumas categorias estão em maioria -, e todos eles contam com um lastro de prémios em festivais internacionais ao longo do último ano.

São eles a longa-metragem 'Nayola', de José Miguel Ribeiro, e as curtas-metragens 'Ice Merchants', de João Gonzalez, 'O homem do lixo', de Laura Gonçalves, e 'Garrano', de David Doutel e Vasco Sá.

'Ice Merchants', uma animação de João Gonzalez que entrelaça desenho 2D e música, e que é candidato aos Óscares, é o que soma mais nomeações para os Quirino, em quatro categorias.

Nas categorias de Melhor Curta-Metragem de Animação Ibero-Americana e Melhor Desenho estão 'Ice Merchants' e 'O homem do lixo'.

Para o prémio de Melhor Desenvolvimento Visual estão nomeados 'Ice Merchants' e 'Nayola'.

Para o Quirino de Melhor Desenho de Som e Música Original foram escolhidos 'Garrano', 'Ice Merchants' e 'O homem do lixo'.

'Nayola' está também nomeado para Melhor Filme de animação ibero-americano.

Em fevereiro passado, quando indicava a lista de filmes elegíveis, a organização dos Quirino sublinhava "a crescente projeção internacional" da animação da região ibero-americana.

"Além do mais, várias obras foram selecionadas e premiadas em alguns dos festivais mais importantes do mundo, incluindo Annecy, Sundance, Animafest Zagreb, Clermont-Ferrand, Cannes e Sitges", lê-se na nota de imprensa dos prémios.

Os Prémios Quirino foram criados em 2018, para reconhecer a produção de quem trabalha no cinema de animação do espaço ibero-americano, dos dois lados do Atlântico.

Mais de 20 países, incluindo Portugal, estiveram na criação destes prémios, batizados em homenagem ao realizador italo-argentino Quirino Cristiani.

A par da cerimónia dos prémios, a 13 de maio, os Quirino incluem a realização de uma série de atividades em torno da animação, nomeadamente um fórum, debates e um espaço de negócios.

Leia Também: Incentivo 'cash rebate' atrativo para EUA, Reino Unido, Espanha e França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório