Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Centro de Arte Ar.Co celebra 50 anos com exposição de 60 obras

O Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual vai celebrar 50 anos de atividade com uma exposição de 60 obras de diferentes artistas, algumas inéditas, em vários suportes, e uma instalação documental, a inaugurar a 7 de março, em Lisboa.

Centro de Arte Ar.Co celebra 50 anos com exposição de 60 obras
Notícias ao Minuto

21:03 - 28/02/23 por Lusa

Cultura Arte

Intitulada 'I-II-III-IV-V cinco décadas do Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual', a mostra ficará patente até 27 de maio no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado (MNAC-MC), indicou à agência Lusa fonte da direção daquela entidade.

As seis dezenas de obras - da coleção do Ar.Co, e de outros artistas convidados - foram selecionadas por personalidades da cultura, e abrangem 47 artistas que usaram como suportes o desenho, pintura, escultura, instalação, fotografia, cerâmica, joalharia, artes gráficas e vídeo, indicou Ana Bustorff Martinho, do gabinete de desenvolvimento do centro de arte.

Ana Haterly, Fernando Calhau, Lourdes Castro, João Onofre, Pedro Barateiro, Rui Chafes, Augusto Alves da Silva, Francisco Tropa, João Queiroz, Susanne S. D. Themlitz, Tereza Seabra, Jorge Molder, Alberto Chissano e Lúcia Abdenur estão entre os artistas selecionados.

No quadro desta celebração, um grupo de artistas foi convidado a realizar intervenções originais da sua autoria, e foi criada uma instalação documental sobre os 50 anos da escola com curadoria do artista e curador Diogo Pinto.

Constituída inteiramente por obras doadas pelos seus autores, a Coleção de Artes do Ar.Co reúne atualmente perto de 800 peças nas áreas da pintura, desenho, escultura, fotografia, joalharia, ilustração/BD, cerâmica, instalação e vídeo/cinema representando mais de 230 artistas portugueses e estrangeiros, precisou a mesma fonte à Lusa.

Ao abrigo de protocolos em vias de renovação, as secções de Artes Visuais e de Cerâmica da coleção encontram-se depositadas sob a forma de empréstimos de longa duração, respetivamente no Museu Nacional de Arte Contemporânea -- Museu do Chiado, e no Museu Nacional do Azulejo, segundo a entidade.

Criado em 1973 como escola de arte independente dedicada à experimentação, à formação e à divulgação das artes e ofícios e a disciplinas da comunicação visual, o Ar.Co está constituído como associação cultural, sem fins lucrativos, de utilidade pública.

A ideia de constituir uma Coleção de Artes do Ar.Co "nasceu da constatação de que obras de inegável interesse artístico se acumulavam nos arquivos da escola, oferecidas ao longo do tempo pelos seus autores, geralmente para angariação de fundos", recorda um texto da direção, sobre a efeméride.

"Tendo em mente o imperativo estatutário da divulgação, um projeto para desenvolver esse espólio veio a tomar forma em 1995. Desde os primeiros contactos - não apenas com alguns artistas ligados à escola, mas também com outros cujo trabalho suscitasse interesse - os resultados ultrapassaram todas as expectativas", tendo sido reconhecida como projeto de interesse cultural pelo Ministério da Cultura.

As principais áreas de formação do Ar.Co são o desenho, pintura, fotografia, joalharia, cerâmica, gravura/serigrafia, ilustração/banda desenhada, cinema/imagem em movimento, História e Teoria da Arte, projetos individuais e multi-disciplinares.

A exposição que celebra os 50 anos da escola - sobre a qual será criado um catálogo - inaugura no dia 07 de março, às 18:30, no MNAC-MC.

Leia Também: Quadro de Sonia Delaunay produzido em Portugal em leilão em Londres 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório