Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 19º

Cistermúsica arranca em abril com programação focada na música sacra

O Cistermúsica -- Festival de Música de Alcobaça vai arrancar em abril com uma formação coral, no âmbito da programação que se estende ao longo de todo ano numa edição que começa na música sacra e termina na contemporânea.

Cistermúsica arranca em abril com programação focada na música sacra
Notícias ao Minuto

12:32 - 16/02/23 por Lusa

Cultura Alcobaça

A formação, que irá decorrer entre 02 e 06 de abril, integra o programa "Cistermúsica Sacra", uma das novidades do festival que em 2023 "trará à região de Alcobaça, tão rica em património religioso, uma oferta de Música Coral Sacra na Semana Santa", divulgou a ABA -- Banda de Alcobaça, Associação de Artes, que organiza o festival.

A atividade dará a coralistas profissionais e amadores a possibilidade de trabalhar com o diretor artístico, Pedro Teixeira, e o músico Tiago Morin, em dois momentos de formação: o Ateliê Avançado de Polifonia Portuguesa e o Ateliê de Música Litúrgica para a Semana Santa.

O programa, que tem como tema "A música coral no Mosteiro de Alcobaça" terá, no momento de abertura, no dia 02 de abril, a apresentação do coro Officium Ensemble, no Mosteiro de Cós, sob direção do maestro Pedro Teixeira.

Os dois primeiros dias de formação (03 e 04 de abril) serão destinados aos coralistas de nível avançado e decorrerão na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Alcobaça.

Ainda no dia 03 será promovida uma palestra didática, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, sobre a música coral no Mosteiro de Alcobaça. O resultado do Ateliê será apresentado em concerto para o público em geral, no dia 04, no Mosteiro de Alcobaça.

Os dois últimos dias, 05 e 06 de abril, serão destinados à comunidade litúrgica local, com coralistas amadores e estudantes de música a serem orientados por Tiago Morin, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Alcobaça.

No dia 05 será apresentado, no Mosteiro de Cós, o Coro José Joaquim dos Santos e no dia 06 será promovida uma palestra, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, pelo padre Pedro Lourenço com o tema "O Canto na Liturgia".

O "Cistermúsica Sacra" terá o seu epílogo na eucaristia de Quinta-feira Santa, onde será apresentado o trabalho desenvolvido durante o Ateliê de Música Litúrgica.

Com origem num concurso de ideias promovido pela ABA, o "Cistermúsica Sacra" é uma das atividades que compõem o projeto candidatado ao Programa de Apoio Sustentado às Artes, da Direção-Geral das Artes, na vertente de Programação -- Modalidade Quadrienal.

A temporada Cistermúsica 2023 prosseguirá em julho com o festival e, no último trimestre do ano, com o "Cistermúsica Fronteiras", dedicado à música contemporânea.

Criado em 1992 por iniciativa do município de Alcobaça,no distrito de Leiria, o Cistermúsica é organizado, desde 2002, pela Banda de Alcobaça, tendo o apoio institucional da autarquia e da Direção-Geral das Artes.

Leia Também: Festival de música eletrónica "menor" em Coimbra estreia-se em fevereiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório