Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Carnaval de Loures regressa após pandemia com "explosão de alegria"

'Explosão de Alegria' é o tema deste ano do Carnaval de Loures, que pretende celebrar o regresso deste evento sem as restrições da pandemia, sendo esperadas mais de 150 mil pessoas, perspetivou hoje a organização.

Carnaval de Loures regressa após pandemia com "explosão de alegria"
Notícias ao Minuto

21:39 - 10/02/23 por Lusa

Cultura Carnaval

A organização deste evento está a cargo da Associação do Carnaval de Loures e da Câmara de Loures, do distrito de Lisboa, e conta com um orçamento de cerca de 350 mil euros.

O tema deste ano é 'Explosão de Alegria' e pretende, segundo explicou à agência Lusa o presidente da Associação de Carnaval de Loures, João Silva, celebrar o regresso pleno desta festa.

"Depois da pandemia está tudo com uma expectativa ao rubro. Vamos ter explosão de alegria, que é o nosso tema. É uma explosão de alegria de dois anos em que não tivemos Carnaval", afirmou.

O arranque das festividades carnavalescas em Loures está marcado para o dia 17 de fevereiro com dois desfiles infantis, que juntará 2.300 crianças.

O primeiro desfile infantil ocorre, pelas 09:00, na urbanização do Infantado, reunindo 1.200 crianças e o segundo, pelas 14:30 no Ecoparque de São João da Talha, com a presença de 1.100 crianças.

As festividades prosseguem nos dias 18 e 20 de fevereiro com a realização dos habituais bailes de Carnaval, no Pavilhão Paz e Amizade, e a coroação dos reis do Carnaval.

A novidade deste ano, adiantou João Silva, será a realização, também nos dias 18 e 20, de eventos pensados para os mais jovens, que terão lugar no Pavilhão Feliciano Bastos, junto à escola secundária Doutor António Carvalho de Figueiredo, com a participação de DJ's.

O ponto alto destas celebrações vai ser os desfiles carnavalescos, nos dias 19 e 21 de fevereiro, com a participação de cerca de 2.500 figurantes e 15 carros alegóricos.

As festividades de Carnaval terminam no dia 22 com um "desfile de enterro" até ao Parque da Cidade, onde irá ocorrer um espetáculo de fogo-de-artifício.

"A expectativa que nós temos em termos de grupo é espetacular e todos estamos desejosos que o Carnaval comece. Em termos de expectativa de assistência, eu penso que, se o tempo estiver bom, terá uma assistência superior à dos outros anos, em que tivemos cerca de 80 a 90 mil pessoas por dia", apontou.

Entretanto, entre hoje e o dia 21, vão ser instaladas no parque de estacionamento das Tinalhas, em frente à Câmara Municipal de Loures, uma zona de restauração, com tasquinhas, e um espaço dedicado aos mais novos, com carrosséis e carrinhos de choque.

Leia Também: Greve da CP 'leva' Carnaval de Torres Vedras a Lisboa de autocarro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório