Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Artista visual e ilustradora checa Kveta Pakovská morre aos 94 anos

A premiada artista visual e ilustradora checa Kveta Pakovská, considerada uma referência na área da ilustração para a infância, morreu na segunda-feira aos 94 anos, revelou a imprensa checa.

Artista visual e ilustradora checa Kveta Pakovská morre aos 94 anos
Notícias ao Minuto

14:28 - 07/02/23 por Lusa

Cultura Arte

Kveta Pakovská, que nasceu em Praga em 1928, trabalhou sobretudo em escultura e pintura, mas foi nas artes gráficas e na ilustração para a infância, vanguardista e experimental, que se destacou internacionalmente.

O Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que lhe atribuiu em 1992 o prémio Hans Christian Andersen, lembrou hoje o "imenso contributo para a arte do livro ilustrado".

Kveta Pakovská foi "uma inspiração e uma referência para gerações de ilustradores [de livros] para crianças", deixando uma série de livros "reconhecidos internacionalmente pelas formas geométricas e pelas cores vibrantes", referiu o IBBY no Twitter.

A autora, influenciada pela arte moderna, vanguardista e pela pop art, foi considerada uma artista arrojada na abordagem ao próprio formato do livro ilustrado e inovadora no trabalho de uma ilustração mais experimental e criativa, pensada para crianças.

A obra de Kveta Pakovská, composta por cerca de 50 títulos, tanto revisita histórias clássicas, como "Pedro e o lobo" e "Hansel & Gretel", como inclui colaborações com escritores e livros informativos e didáticos, estando praticamente inédita no mercado português.

Leia Também: Câmara de Braga vai 'Descentrar' atividade cultural por 16 freguesias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório