Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Afinal, Academia decide manter 'polémica' nomeação aos Óscares

O organismo ressalvou, contudo, ter apurado a existência de "táticas de campanha que causaram preocupação", assegurando que "estão a ser abordadas diretamente com os responsáveis".

Afinal, Academia decide manter 'polémica' nomeação aos Óscares
Notícias ao Minuto

15:45 - 01/02/23 por Notícias ao Minuto

Cultura Óscares

Apesar da polémica em que a atriz britânica Andrea Riseborough se viu mergulhada, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu, esta quarta-feira, que a sua nomeação aos Óscares não será retirada.

Riseborough foi uma das escolhidas para entrar na corrida ao Óscar de ‘Melhor Atriz’, depois da sua prestação no filme ‘To Leslie’. Esta nomeação, para muitos uma surpresa, suscitou algumas dúvidas sobre se a campanha de apoio à atriz terá, ou não, violado as regras, de acordo com a imprensa internacional.

A Academia lançou, nessa linha, um inquérito interno aos procedimentos da alegada campanha para aumentar a notoriedade do filme, levada a cabo por nomes como Kate Winslet e Gwyneth Paltrow. Assim, o organismo concluiu, esta quinta-feira, que “a atividade em questão não ascende ao nível em que a nomeação deveria de ser rescindida”, cita o The Guardian.

A entidade ressalvou, contudo, ter apurado a existência de “táticas de campanha que causaram preocupação”, assegurando que “estão a ser abordadas diretamente com os responsáveis”.

“Na sequência desta revisão, é evidente que os componentes dos regulamentos devem ser esclarecidos para ajudar a criar uma melhor estrutura para campanhas respeitosas, inclusivas e imparciais. Essas alterações serão feitas após este ciclo de prémios e serão partilhadas com os nossos membros”, complementou a Academia, salientando esforçar-se para “criar um ambiente em que os votos sejam baseados exclusivamente nos méritos artísticos e técnicos dos filmes elegíveis”.

De notar que o jornal Los Angeles Times avançou que o realizador do filme, Michael Morris, e sua esposa, Mary McCormack, terão contactado várias celebridades – nenhuma das quais membro da Academia – para que comentassem o filme nas redes sociais, como forma de promoção.

Além disso, a página oficial de 'To Leslie' na rede social Instagram partilhou uma crítica de um jornalista do Chicago Sun Times, Richard Roeper, onde o desempenho de Riseborough é amplamente elogiado, adensando as dúvidas quanto a esta campanha de apoio. A publicação foi, entretanto, apagada.

Cate Blanchett ('Tár'), Michelle Williams ('The Fabelmans'), Ana de Armas ('Blonde'), e Michelle Yeoh ('Everything Everywhere All at Once') juntam-se a Riseborough na corrida ao galardão.

Recorde-se ainda que os vencedores dos Óscares serão anunciados no dia 13 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Leia Também: Esta atriz está em risco de perder nomeação para os Óscares. Mas porquê?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório