Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Esta atriz está em risco de perder nomeação para os Óscares. Mas porquê?

A atriz britânica Andrea Riseborough foi nomeada pela sua participação no filme 'To Leslie'. Entenda aqui as razões da polémica em torno desta nomeação.

Esta atriz está em risco de perder nomeação para os Óscares. Mas porquê?
Notícias ao Minuto

20:14 - 31/01/23 por Ema Gil Pires

Cultura Óscares

Tal como em todas as anteriores edições dos Óscares, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas escolheu cinco candidatas finais ao galardão de 'Melhor Atriz'. Entre elas está Andrea Riseborough - mas, no entanto, a sua permanência nesta tão cobiçada listagem pode estar em risco.

A britânica destacou-se pela sua participação em 'To Leslie', mas, entretanto, surgiram algumas dúvidas sobre se a campanha de angariação de apoios da atriz na corrida a este tão prestigiado prémio terá, ou não, violado as regras, segundo reporta a imprensa internacional.

Mas o que está aqui em causa? Que regras terão, então, sido alegadamente violadas por Andrea Riseborough, a maior surpresa deste ano no leque das nomeadas para o galardão de Melhor Atriz?

Toda a discussão surgiu depois de se ter constatado que terá, alegadamente, existido uma campanha concertada entre vários nomes de renome da indústria cinematográfica para aumentar a notoriedade do filme 'To Leslie' e, consequentemente, da sua protagonista, Riseborough. Neste âmbito, destacam a participação de nomes como os de Kate Winslet, Edward Norton, Charlize Theron, Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow, entre outros, que também recorreram às redes sociais neste âmbito.

Segundo o Los Angeles Times, o realizador do filme, Michael Morris, terá ainda, antes disso, contactado "quase toda a gente", pedindo-lhes que vissem o filme e que espalhassem a sua visão sobre o mesmo nas redes sociais.

Existem ainda relatos que dão conta de que Mary McCormack, a esposa do realizador, "enviou um e-mail e contactou imensos membros do ramo de atores da Academia, pedindo-lhes que vissem o drama", até então, "pouco visto e falassem online sobre o espetáculo de atuação de Riseborough".

Porém, todas estas iniciativas levantam dúvidas sobre se as regras foram, ou não, quebradas em matéria de divulgação de filmes em pleno período de nomeações - visto que existem, até, limites quanto ao tipo de eventos promocionais que são realizados sobre um filme e até sobre o número de e-mails que podem ser enviados a membros da Academia durante o período de escolha.

Além do mais, a Academia proíbe que qualquer pessoa diretamente associada a um filme tente criar uma perceção negativa sobre qualquer concorrente - com a atuação da atriz Frances Fisher, que tem vindo a apoiar publicamente Andrea Riseborough, a suscitar algumas questões a esse nível.

Também a página oficial do filme 'To Leslie' no Instagram partilhou uma crítica de um jornalista do Chicago Sun Times, Richard Roeper, onde é amplamente elogiado o desempenho de Riseborough no filme em causa - asseverando as dúvidas acerca da regularidade da campanha de apoio desenvolvida em torno desta atriz. O 'post' foi, entretanto, apagado.

A controvérsia ascendeu a um patamar tão elevado que a própria Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, para esta terça-feira, uma reunião onde se prevê que seja levada a cabo uma revisão das ações de campanha dos nomeados no contexto daquela que será a 95.ª edição dos Óscares.

Isto "para assegurar que não foram violadas quaisquer diretrizes, e para perceber se poderão ser necessárias alterações às diretrizes numa nova era dominada pelos meios de comunicação social e pela comunicação digital", explicou a Academia.

Para além de Andrea Riseborough, estão ainda nomeadas para a categoria de Melhor Atriz: Cate Blanchett ('Tár'), Michelle Williams ('The Fabelmans'), Ana de Armas ('Blonde'), e Michelle Yeoh ('Everything Everywhere All at Once'). É preciso, então, aguardar pela decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para perceber se a atriz britânica no seio de toda esta polémica vai ou não permanecer neste grupo ilustre.

Recorde-se que os vencedores dos Óscares vão ser anunciados no próximo dia 13 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles, Estados Unidos.

Leia Também: 'Ice Merchants' com estreia nos cinemas portugueses a 16 de fevereiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório