Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Kendrick Lamar e Rosalía confirmados no Primavera Sound do Porto

O festival volta ao Porto para a sua décima edição, que contará com mais um dia de música no Parque da Cidade.

Kendrick Lamar e Rosalía confirmados no Primavera Sound do Porto
Notícias ao Minuto

11:59 - 13/12/22 por Hélio Carvalho

Cultura Primavera Sound

O Primavera Sound do Porto confirmou esta terça-feira o cartaz para a décima edição do festival, com o norte-americano Kendrick Lamar e a espanhola Rosalía a encabeçarem o evento que, em junho de 2023, regressa ao Parque da Cidade.

Muitos fãs antecipavam o regresso de Kendrick Lamar a Portugal, depois do rapper ter sido anunciado para o cartaz do Primavera Sound de Espanha. Não só os dois festivais são do mesmo grupo, como acontecem em fins de semana seguidos, pelo que é sempre de esperar que muitos artistas que passam por Barcelona acabam por viajar também pelo Porto.

A última presença de Kendrick Lamar em Portugal foi em 2014, precisamente no Primavera Sound. O rapper, considerado um dos nomes mais importantes do hip-hop mundial e galardoado com um Pulitzer, chegou a ser anunciado para o NOS Alive em 2020, mas a edição nunca chegou a acontecer. Agora, Kendrick volta a Portugal depois de vencer 14 grammys e de lançar três dos mais importantes álbuns da última década: 'To Pimp A Butterfly' (2015), 'DAMN.' (2018) e 'Mr. Morale & The Big Steppers' (2022).

De regresso ao Porto está também Rosalía. Em 2022, a artista tornou-se numa das artistas femininas mais ouvidas do mundo, graças ao incontornável 'MOTOMAMI'; mas, em 2019, Rosalía, esteve no Primavera Sound antes de ser o nome mais reconhecido do reggaeton, apresentando o aclamado 'El Mal Querer'. Será uma nova oportunidade para os fãs portugueses a verem, caso tenham perdidos os concertos em Braga e em Lisboa em novembro deste ano.

Foram também anunciados os Blur, que se retiraram em 2015 (pouco depois de passarem pelo Super Bock Super Rock). O grupo marcou o nascimento do 'britpop' nos anos 90 (juntamente com os Oasis e os Pulp) e anunciou que regressaria em grande em 2023 - o seu vocalista, Damon Albarn, esteve este ano no Porto com os Gorillaz, numa passagem que pode recordar aqui.

A cantora norte-americana Halsey e os Pet Shop Boys, a icónica banda de synth pop que existe desde os anos 80 são os restantes cabeças de cartaz.

Vão também ao festival os Japanese Breakfast, Arlo Parks, St. Vincent, FKA Twigs, Yves Tumor, entre muitos outros.

Em 2023, o Primavera Sound vai 'crescer', ao passar de três para quatro dias, decorrendo no Parque da Cidade do Porto entre os dias 7 e 10 de junho. O festival é promovido pela mesma empresa responsável pelo Vodafone Paredes de Coura que, em 2022, passou também a quatro dias (com o primeiro a ser dedicado exclusivamente a artistas portugueses). Já o NOS Alive, que em 2022 também teve quatro dias, volta em 2023 aos 'tradicionais' três dias.

O passe geral para o Primavera Sound do Porto aumentou de preço na meia-noite de esta terça-feira, de 140 euros para 170 euros. O bilhete diário fica a 70 euros por dia de festival.

Leia Também: Anunciado cartaz para o Primavera Sound Barcelona 2023

Recomendados para si

;
Campo obrigatório