Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Primeira edição portuguesa da estreia de João Guimarães Rosa nos contos

As primeiras histórias do escritor brasileiro João Guimarães Rosa vão ser publicadas pela primeira vez em Portugal, no dia 24 de novembro, pela Tinta-da-China, 60 anos depois da publicação original.

Primeira edição portuguesa da estreia de João Guimarães Rosa nos contos
Notícias ao Minuto

09:37 - 18/11/22 por Lusa

Cultura Literatura

Depois de publicar a obra "Grande Sertão: Veredas", um dos títulos mais emblemáticos da literatura brasileira, Guimarães Rosa estreou se na forma breve com "Primeiras Estórias", um livro de contos, que ganha agora a sua primeira edição portuguesa.

Nas palavras do próprio Guimarães Rosa -- numa carta ao tradutor francês -- "'Primeiras Estórias' é, ou pretende ser, um manual de metafísica e uma série de poemas modernos. Quase cada palavra, nele, assume a pluralidade de direções e sentidos, tem uma dinâmica espiritual, filosófica, disfarçada".

É, pois, como sintetiza a editora, um "livro de descobertas, protagonizadas por personagens infantis ou de algum modo ligadas a uma ideia de infância".

"Descoberta do mundo, do tempo, do amor e, sobretudo, das potencialidades de uma língua fundada sobre o estranhamento e a liberdade do jogo criador --- uma língua que 'Primeiras Estórias', interrogação radical e originalíssima do poder da literatura, nos ensina a aprender", acrescenta.

"Primeiras Estórias" é o segundo livro publicado na coleção "Os melhores deles todos", dirigida por Abel Barros Baptista e Clara Rowland, e dedicada à literatura brasileira, que arrancou em setembro com o lançamento de "Memorial de Aires", de Machado de Assis.

De Guimarães Rosa foi reeditado em Portugal pela Companhia das Letras, em 2019, o romance "Grande Sertão: Veredas", depois de ter estado esgotado durante vários anos.

Publicado originalmente em 1956, "Grande Sertão: Veredas" é um romance experimental modernista, considerado uma obra essencial da literatura, que revolucionou o cânone brasileiro e continua a despertar o interesse das novas gerações de leitores.

"Grande Sertão: Veredas" foi inicialmente pensado como uma das novelas do livro "Corpo de Baile", lançado também em 1956, mas cresceu e ganhou autonomia, tendo-se tornado um dos mais importantes livros da literatura brasileira e lusófona.

João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo, estado de Minas Gerais, em 1908.

Médico, diplomata e escritor, os seus contos e romances ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro.

Numa entrevista de 1965, resumiu assim a sua biografia: "Sim, fui médico, rebelde, soldado. Foram etapas importantes de minha vida, e, a rigor, esta sucessão constitui um paradoxo. Como médico conheci o valor místico do sofrimento; como rebelde, o valor da consciência; como soldado, o valor da proximidade da morte...; e, para que isto não pareça demasiadamente simples, queria acrescentar que também configuram meu mundo a diplomacia, o trato com cavalos, vacas, religiões e idiomas".

A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações linguísticas, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais que, somados à erudição do autor, permitiram a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas.

Publicou "Sagarana" (1946), "Corpo de Baile" (1956), "Grande Sertão: Veredas" (1956), "Primeiras Estórias" (1962) e "Tutaméia" (1967).

Morreu subitamente aos 59 anos, três dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras, deixando vários inéditos.

Leia Também: Teatro da Comuna estreia dia 24 comédia 'Não andes nua pela casa...!!!'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório