Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Prémio Miguel Portas distingue associação Binaural

A primeira edição do prémio Miguel Portas distinguiu hoje a associação Binaural, de São Pedro do Sul, projeto "exemplar" na articulação entre "novas linguagens artísticas" e o contexto do interior do país

Prémio Miguel Portas distingue associação Binaural
Notícias ao Minuto

19:21 - 30/04/14 por Lusa

Cultura São Pedro do Sul

"A sua persistência, resistência e qualidade, assim como a sua distinção perante a desatenção com a qual o contexto cultural e social português o têm ignorado e mantido invisível, testemunharão a capacidade deste prémio destacar uma iniciativa de cidadania que enriquece e diversifica não só a pequena comunidade onde se manifesta, como também a comunidade de todos a que nos juntamos no seu reconhecimento", justifica o júri do prémio.

O Prémio Miguel Portas, no valor de 10 mil euros e que distingue iniciativas sociais, é promovido por um grupo de amigos e familiares do fundador do Bloco de Esquerda, falecido em 2012, foi hoje entregue em Lisboa.

A este prémio concorreram, nesta sua primeira edição, cerca de 60 projetos, revelou a organização à agência Lusa.

No entendimento do júri, a Binaural é um "projeto exemplar no modo como articula a qualidade, o rigor e a exigência da experimentação de novas linguagens artísticas com um contexto do interior do país, esquecido pelos roteiros habituais das manifestações culturais em Portugal".

O galardão "visa dar visibilidade a reflexões e práticas sociais e culturais em torno das questões europeias e, em particular, do mundo mediterrâneo e de Portugal", sustenta a organização.

"Miguel Portas deixou um legado de afetos, ideais, princípios e causas e um pensamento abrangente e sempre em construção, fundado num olhar e numa atenção sobre as gentes e as terras. Habituou-nos ainda a uma maneira inconfundível de promover debates plurais e uma reflexão crítica e comprometida com a atualidade deixando-nos marcas de vitalidade e generosidade em múltiplas e diversificadas frentes", lembram ainda os responsáveis pelo prémio.

Miguel de Sacadura Cabral Portas morreu a 24 de abril de 2012, vítima de cancro.

Licenciado em Economia, foi jornalista e esteve ligado à política desde a adolescência, militando no PCP.

Em 1999 fundou o BE, juntamente com Francisco Louçã, Fernando Rosas e Luís Fazenda, tendo sido eleito eurodeputado por duas vezes (2004 e 2009).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório