Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 24º

Redução do fluxo turístico na Biblioteca Joanina em Coimbra é "imperiosa"

O diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, João Gouveia Monteiro, defendeu hoje a redução e reordenação progressivas do fluxo turístico na Biblioteca Joanina, que "é uma necessidade imperiosa e inadiável".

Redução do fluxo turístico na Biblioteca Joanina em Coimbra é "imperiosa"
Notícias ao Minuto

11:59 - 27/10/22 por Lusa

Cultura Universidade de Coimbra

"Que este seja também um momento para pensarmos seriamente na conservação patrimonial das nossas bibliotecas, a começar por uma pérola chamada Biblioteca Joanina, onde a redução e reordenação progressivas do fluxo turístico são uma necessidade imperiosa e inadiável; e também do nosso valiosíssimo espólio bibliográfico e documental, memória de nós próprios e dos mundos que fomos habitando até hoje", alegou.

Durante a sessão de abertura do colóquio "Bibliotecas Icónicas da História da Humanidade", que decorre ao longo de dois dias em Coimbra, João Gouveia Monteiro destacou a importância desta biblioteca do século XVIII, situada no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

"As gerações vindouras não apenas agradecem, mas até exigem que façamos esse esforço, dentro de uma lógica de sustentabilidade, sem a qual não é possível ganhar o futuro", apontou.

Ao longo da sua intervenção, evidenciou que este colóquio, que junta representantes de seis bibliotecas de épocas diversas (clássica, medieval, moderna e contemporânea) e de tipologias distintas (universitária, monástica, urbana, estatal) de três continentes diferentes (Europa, África e América), permite "abrir as portas e as janelas a uma maior internacionalização da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra".

"Estamos a concretizar um sonho de vários anos: o de reunir em Coimbra um escol ilustre de bibliotecas icónicas da história da Humanidade, para aprendermos com a experiência umas das outras e para celebrarmos em conjunto a alegria de sermos a casa dos livros, a fonte do saber e da inspiração de tantos jovens e menos jovens: a morada da sabedoria", sustentou.

O evento de dois dias permitirá "partilhar experiências com bibliotecas irmãs" e "o estabelecimento de laços de amizade e cooperação que permitam intercâmbios futuros entre bibliotecários das seis 'livrarias' envolvidas".

"Num mundo digital como o nosso, depois deste encontro presencial, fácil será manter o contacto e construir solidariamente novos eventos, em torno deste núcleo primitivo de bibliotecas icónicas da história da humanidade", concluiu.

O colóquio "Bibliotecas Icónicas da História da Humanidade", que decorre em Coimbra hoje e sexta-feira, é organizado pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Conta com a participação de diretores das Bibliotecas de Saint Gall, Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, Biblioteca General Histórica da Universidade de Salamanca, Trinity College de Dublin e Alexandria.

Leia Também: II Temporada de Música Erudita com um total de oito concertos em Braga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório