Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Os livros que não pode perder em novembro

O tempo pede tardes de leituras e chá no sofá. Estas são as nossas sugestões para aproveitar bem esse tempo.

Os livros que não pode perder em novembro
Notícias ao Minuto

23:59 - 03/11/22 por Marta Amorim

Cultura Literatura

Estas são as novidades que lhe sugerimos para ler no mês de novembro.

Seja o livro de François Bougon para (tentar) entender o que vai na cabeça de Xi Jinping, seja o novo romance de Colleen Hoover, qualquer uma destas obras está habilitada a ser boa companhia para uma tarde chuvosa de sofá.

Há opções para todos os gostos. Saiba quais são as nossas sugestões:

Apelidada como "escritora da década", a poeta contemporânea mais lida em todo o mundo apresenta um manual que oferece uma experiência de autodescoberta através da escrita. 'Curar Através das Palavras' reúne também um conjunto de exercícios de escrita orientada concebidos por Rupi Kaur para inspirar a criatividade e a cura.

Notícias ao Minuto'Curar Através das Palavras', de Rupi Kaur. LeYa/ Lua de Papel © D.R.

Guilherme Fonseca embarca numa viagem pelo negacionismo e dá palco a "um extenso leque de teorias rocambolescas que vieram à tona com a pandemia". Socorrendo-se da evidência científica, de uma dose generosa de bom senso e sentido de humor, o autor analisa e desmonta, uma a uma, as teses mais absurdas dos últimos anos.

Notícias ao Minuto'Deve ser deve', de Guilherme Fonseca. Manuscrito | Marcador - Grupo Editorial Presença© D.R.  
Com  30  anos  de  experiência  em  ambientes  de  guerra,  o  jornalista John Sweeney  faz  neste  livro  um  relato  da ambição  desmedida e  da  desumanidade  de Putin - desde os golpes levados a cabo no coração da Rússia até às atrocidades cometidas  pelo  exército  russo  na Chechénia, à  anexação  da  Crimeia  e  à  invasão  da Ucrânia. Assassino no Kremlin inclui reportagens inéditas a partir da Ucrânia. 

Notícias ao Minuto'Assassino no Kremlin', de John Sweeney. Penguin Random House© D.R.  Empregando um elenco de personagens inspirados na música e na escrita de Cave, a novela gráfica de Reinhard Kleist pinta um expressivo e cativante retrato de um artista incomparável.

Notícias ao Minuto'Nick Cave – Mercy On Me' de Reinhard Kleist. Minotauro© D.R.

O autor de 'A Psicologia do Amor' apresenta-nos os mistérios da psicoterapia através de seis histórias baseadas na sua experiência clínica.

Notícias ao Minuto'O Sentido da Vida', de Irvin D. Yalom. Desassossego© D.R.

No novo livro da incontornável Colleen Hoover, seguimos a história de Lily e Atlas, que não conseguem parar de pensar um no outro nem em tudo aquilo por que passaram. Mas uma nova aproximação entre eles poderá não ser tão simples como parece. Lily tem de pensar no bem-estar da filha e na reação de Ryle a uma eventual relação com Atlas.

Notícias ao Minuto'Isto Começa Aqui', de Colleen Hoover. TopSeller© D.R.

Mafalda Sena é autora da página de Instagram Senas Saudáveis, com mais de 125 mil seguidores, participou no MasterChef Portugal 2021/2022 e brinda-nos agora com o seu primeiro livro de receitas. Conquistou os fãs após perder mais de vinte quilos a comer de forma saudável, mas sem nunca abdicar do sabor (ou dos doces).  Beef Wellington com massa low carb e molho de vinho tinto, hambúrguer de lentilhas e grão -de-bico, bolo de cenoura com cobertura de chocolate negro, cups de chocolate com manteiga de amendoim são algumas das receitas. 

Notícias ao Minuto''Senas Saudáveis' de Mafalda Sena. Presença© D.R.
O novo livro de Ricardo Araújo Pereira, que conta 'Uma história da pandemia', inclui uma selecção de textos publicados na revista Visão e na Folha de S. Paulo entre março de 2020 e outubro de 2021:

"Uma pessoa pensa que pode confiar numa rocha esférica com 12 742 quilómetros de diâmetro e que pesa seis mil triliões de toneladas, e afinal descobre que vive num jogo de Jenga. Parece que o planeta não é mais do que isso, agora. E cada peça que se tira faz ruir tudo. Alguém resolve guisar um morcego na China: a civilização tal como a conhecemos acaba. Um marinheiro encalha um navio no Canal do Suez: o comércio mundial fica interrompido. A ideia de que o mundo era demasiado grande, maciço e áspero sempre me aterrorizou. Agora que se percebe que o mundo é muito delicado e frágil, julgo que fiquei com mais medo ainda. Não há maneira de o mundo me agradar — o que levo sinceramente a mal".

Notícias ao Minuto Ideias Concretas sobre Vagas - Uma história da Pandemia, de Ricardo Araújo Pereira. Tinta da China. © D.R.

O poder absoluto da China está nas mãos de Xi , presidente vitalício: um homem de quem o mundo sabe pouco. É possível entender o que vai na cabeça de Xi Jinping? Talvez, com o retrato feito por François Bougon. 

Notícias ao Minuto Na Cabeça de Xi, de François Bougon. Livros Zigurate© D.R.

Leia Também: Vencer o Prémio Camões é reconhecimento do "longo trabalho em literatura"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório