Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Escritores de uma dezena de países em Óbidos para debater 'O poder'

Escritores de uma dezena de países, entre os quais dois prémios Nobel, fazem parte das 14 mesas de autores do Folio - Festival Internacional de Literatura de Óbidos, numa edição que tem por tema 'O Poder'.

Escritores de uma dezena de países em Óbidos para debater 'O poder'
Notícias ao Minuto

19:33 - 22/09/22 por Lusa

Cultura Literatura

A polaca Olga Tokarczuk e o nigeriano Wole Soyinka, vencedores do prémio Nobel de Literatura em 2018 e 1986, respetivamente, protagonizam duas principais mesas de autor no festival que decorre na vila, entre os dias 06 e 16 de outubro.

Olga Tokarczuk junta-se a Carlos Vaz Marques, no dia 08, para uma conversa sobre 'Limites', enquanto Wole Soyinka debaterá o tema 'Infância' com José Mário Silva, no dia 15.

Entre os escritores de uma dezena de países, que participam nesta edição do Folio, o programa tem lugar para a conversa entre Hernández Diaz e Manuel Vilas (dia 08), no mesmos dia em que Eduardo Halfon e Sandro William Junqueira protagonizam outra das mesas.

Nas conversas do Folio juntam-se ainda Paulo Mason e Mariana Mortágua (07), Mia Couto e José Manuel Gameiro (09), Ricardo Araújo Pereira e Daniel Oliveira (12), António de Castro Caeiro e Matilde Campilho (14) e, no ultimo dia, o comediante britânico David Baddiel e o guionista brasileiro António Prata.

Numa edição em que se discute o poder, o Folio senta à mesma mesa a israelita Zeruya Shalev e o descendente de refugiados Daniel Blaufuks, Natasha Brown e Katie Kitamura, Pilar Quintana e Bernardine Evaristo, assim como Joke J. Hermsen e Djaimilia Pereira de Almeida.

Gonçalo M. Tavares promove, pelo segundo ano consecutivo, um curso literário, agendado para os dias 08 e 09 e o Folio será de novo palco da entrega do Prémio Fernando Leite Couto, que, pela primeira vez, destaca dois jovens escritores moçambicanos: Maya Ângela Macuacua e Jeremias José Mendoso.

No que toca a lançamentos, destaque para a apresentação de 62 obras, entre as quais 'Vida e Morte', de Monja Coen; 'O Rio Infinito', de Mia Couto e Danuta Wojciechowska; 'A Batalha do Paraíso Triste', de Cose Ramón Pena e 'A intuição da Ilha', de Pilar del Rio, apresentada numa sessão marcada pela projeção de excertos do filme 'José e Pilar'.

De entre as 16 exposições integradas nos programa destaque para a 'PIM!', VII mostra de ilustração, com inauguração marcada para o dia 08, na Galeria Nova oliva, onde terá lugar a entrega do Prémio Nacional de Ilustração (PIN). Este ano os ilustradores foram convidados a completar e a ilustrar a frase "Ai, se eu mandasse...", retirada do livro 'A Cruzada das Crianças', de Afonso Cruz.

Um seminário internacional e mais de 15 oficinas são algumas das atividades programadas no âmbito do Folio Educa, capítulo do festival que este ano tem como novidade a realização de ações nas escolas do concelho. No que toca ao Educa outras das novidades será a realização da 1.ª Bienal Cultura e Educação, marcada para o dia 10, na Casa da Música.

Mais de 30 concertos programados nos capítulos Folia e Boémia são outros dos atrativos dos festival que este ano conta com um dia de programação dedicada a cada uma das freguesias dos concelho intensificou a aposta na área do cinema com a apresentação de filmes e documentários.

Um Míni Mercado Ilustrado, um jantar literário, um 'workshop' com ilustradores e uma caminhada literária são outra das proposta do festival que neste edição lança também um capitulo dedicado à inclusão, marcado pelo seminário "Vamos ler todos juntos", traduzido em língua gestual e palco do pré-lançamento do livro multiformato "O sonho de Laurinha".

Folio Autores, Educa, Ilustra, Folia, Mais, BD e Boémia são os capítulos do festival que teve a sua primeira edição em 2015, num investimento de meio milhão de euros, comparticipados por fundos comunitários.

Suportado nos anos seguintes a Câmara de Óbidos o Folio conta esta ano com um orçamento de 385 mil euros.

Leia Também: Abertas candidaturas para Prémio Literário da Câmara da Lousã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório