Meteorologia

  • 03 DEZEMBRO 2022
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 14º

Arquipélago de Escritores decorre em outubro entre São Miguel e Terceira

A quinta edição do Arquipélago de Escritores decorre em outubro, nos Açores, de 07 a 09 em São Miguel, e de 13 a 16 na Terceira, com "muita banda sonora" e nomes como Richard Zenith ou The Wants.

Arquipélago de Escritores decorre em outubro entre São Miguel e Terceira
Notícias ao Minuto

17:56 - 21/09/22 por Lusa

Cultura Açores

A organização explica, em comunicado, que vai existir um "cruzamento entre literatura e música", explorando a "cantiga como arma narrativa", através de concertos de Os Perdedores (o "novo projeto de Manuel Fúria em lançamento nacional") e da banda americana The Wants.

No evento, vai existir também uma "feira do disco" e formações sobre a "escrita de letras para canções" com o músico Gimba.

"Mas haverá mais cruzamentos - com o cinema e a televisão ou com o pujante universo das fanzines, numa era cada vez mais digital", lê-se no comunicado.

Integrado no Arquipélago de Escritores, vai ser apresentada uma peça de teatro da companhia Cães do Mar, a partir do livro "Amores da Cadela Pura", da autoria de Margarida Victória, a Marquesa de Jácome de Correia.

Fernando Pessoa vai ser uma "figura central" da edição deste ano, uma vez que vai ser abordada a estadia do poeta em Angra do Heroísmo (de onde era natural a sua mãe), quando tinha 13 anos.

"Depois de passar vários dias na cidade, Richard Zenith, autor de 'Pessoa: Uma Biografia', será entrevistado numa sessão em que falará do ainda pouco conhecido episódio dessa estadia açoriana e sobre várias dimensões de um autor mais do que multifacetado", realça a organização.

No certame, vão existir conversas com Nuno Artur Silva, Isabela Figueiredo, José Carlos Barros, André Tecedeiro, Maria Brandão, Renato Filipe Cardoso e David Soares.

A obra do poeta Vasco Pereira da Costa, que cumpre 50 anos de vida literária, será "celebrada" a partir da edição do seu novo livro "Os Nós do Tempo".

O Arquipélago de Escritores vai ainda promover a "valorização de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo, duas cidades naturalmente literárias", através de "roteiros personalizados e da realização de sessões nos mais variados espaços como livrarias, bibliotecas, museus, cafés e bares".

Leia Também: António Franco Alexandre vence Grande Prémio de Poesia Diogo Bernardes

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório