Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Gulbenkian inicia hoje programa de homenagem ao compositor Iannis Xenakis

A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, assinala o centenário do nascimento do compositor Iannis Xenakis, "um dos mais inovadores e influentes do século XX", com uma "ampla homenagem", que se inicia hoje com um concerto de entrada gratuita.

Gulbenkian inicia hoje programa de homenagem ao compositor Iannis Xenakis
Notícias ao Minuto

10:11 - 16/09/22 por Lusa

Cultura Música

"No âmbito da sua temporada, a Gulbenkian Música apresenta três programas, com peças marcantes do reportório do compositor, incluindo uma recriação moderna de uma peça histórica, 'Polytope de Cluny'. Em coprodução com a Philharmonie de Paris -- Cité de la Musique, o Centro de Arte Moderna (CAM) exibe 'Revolutions Xenakis', uma exposição recentemente apresentada em Paris, que dará a conhecer a génese, o contexto e o processo criativo das notáveis arquiteturas sonoras de Iannis Xenakis", refere a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) em comunicado.

A FCG recorda que Iannis Xenakis, nascido no seio de uma comunidade grega na Roménia, além de compositor, "autor de uma vasta obra composta por quase 150 peças", foi arquiteto, engenheiro e entusiasta da matemática e da informática.

"A sua escrita, baseada na matemática e na representação gráfica da notação musical, revolucionou a noção de som musical, e o seu conceito de massas sonoras esteve na origem de timbres inauditos. Pioneiro em vários domínios, como a música eletroacústica ou a informática musical, os seus célebres espetáculos de luz e som conquistaram um vasto público, constituindo uma das marcas distintivas do seu notável trabalho", salienta a FCG.

A Gulbenkian lembra ainda que encomendou "mais de uma dezenas de obras" a Xenakis, "um dos compositores mais inovadores e influentes do século XX".

O primeiro concerto da programação dedicada a Xenakis acontece hoje, com o Coro e Orquestra Gulbenkian, dirigidos por Pedro Amaral, a interpretarem duas peças "que testemunham o interesse do compositor pela cultura grega e pela ciência: 'Anastenaria' e 'Pithoprakta'".

No domingo, realiza-se o espetáculo imaginado pelo percussionista Tomás Moital, no qual o Coro Gulbenkian interpreta um programa composto por cinco obras, "em que se destaca a peça 'Pour la Paix', uma das raras ocasiões em que Xenakis trabalhou uma abordagem mista eletroacústica".

Os dois espetáculos acontecem no Grande Auditório da sede da FCG e têm entrada gratuita, "mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 10:00", num máximo de dois bilhetes por pessoa.

O programa continua em dezembro, com "a reconstituição moderna de 'Polytope de Cluny', uma obra revolucionária composta no início dos anos 1970, que propunha um diálogo entre música, artes visuais e arquitetura, antecipando as criações multimédia".

"Em homenagem aos 50 anos desta obra, será apresentada uma nova versão, desenvolvida pelo coletivo musical nu/thing e o estúdio de design visual ExeriensS, que parte do mesmo dispositivo da peça original de Xenakis, incorporando a tecnologia mais recente", refere a FCG.

Esta peça é apresentada em cinco sessões, no Grande Auditório, que serão repartidas pelos dias 02 e 03 de dezembro.

Também em 03 de dezembro, é inaugurada a exposição 'Revolutions Xenakis', na Sala de Exposições Temporárias do Museu Gulbenkian, que ficará patente até 23 de março de 2023.

A mostra, dividida em seis núcleos, "centra a atenção do visitante nas fases mais marcantes da carreira de Xenakis".

"Uma instalação de arte digital realizada pelo atelier ExperiensS cobrirá o teto e as paredes do espaço central de exposição, numa transposição dos célebres espetáculos de luz e som -- Polytopes [Polítopos] -- para a atualidade", descreve a fundação.

Segundo a FCG, "uma das curiosidades da exposição consiste na recriação do estúdio onde Xenakis desenvolveu o seu trabalho, o que permite ao público entrar no seu espaço íntimo criativo e observar os livros que compunham a sua biblioteca e que dão testemunho da sua paixão pelas culturas grega e não europeias, pela música, filosofia, natureza, arquitetura e matemática".

Leia Também: Festival Queer Lisboa começa hoje com uma fantasia musical em português

Recomendados para si

;
Campo obrigatório