Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Festival Metamorfose arranca segunda-feira em Soure com oito concorrentes

O Festival Metamorfose começa na segunda-feira em Soure, distrito de Coimbra, com oito concorrentes que vão atuar nas próximas duas semanas no palco digital do evento, foi hoje anunciado pela organização.

Festival Metamorfose arranca segunda-feira em Soure com oito concorrentes
Notícias ao Minuto

16:00 - 24/07/22 por Lusa

Cultura Soure

Criado em 2021 pela Academia de Música de Coimbra (AMC), o festival inclui programas em direto, projetos musicais, a solo ou em grupo, escolhidos com base num concurso nacional, contando desta vez com a coorganização do município de Soure.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a organização detalha que Blu Flamingo, Elan Mess, Estrela Gomes, Gana, Marciano, Mind Mojo, Peter Strange e Rafael Abrantes são os oito concorrentes a participar, sendo que no final serão escolhidos quatro vencedores.

"Nas noites de 25 a 28 de julho e de 01 a 04 de agosto, em direto nas redes sociais do município de Soure e do Festival Metamorfose, oito bandas e músicos a solo, artistas emergentes e projetos com mais de uma década vão apresentar-se publicamente. São de Arruda dos Vinhos, Cascais, Leiria, Lisboa, Oeiras, Oliveira do Hospital, Santa Maria da Feira e Soure com músicas para todos os gostos", é referido.

A informação detalha que foram apresentadas 50 candidaturas e que a escolha dos oito selecionados coube a um júri constituído por Adriana Sá Couto (vocalista do projeto vencedor da primeira edição do Festival: The Jeggas), António Devesa (diretor do Conservatório de Música de Coimbra), João Paulo Castanheira (guitarrista dos Balbúrdia e fundador do Cercal Rock) e José Rebola (músico dos Anaquim).

A seleção foi feita a partir dos cinco temas (três dos quais, obrigatoriamente, originais) que cada candidatura apresentou.

As atuações dos participantes arrancam no dia 25 de julho, com Elan Mess, uma banda rock de Cascais.

No dia 26 de julho, atua Estrela Gomes, "Uma cantautora de Soure que faz sucesso pela Europa com o seu 'mouth-trumpet'".

Para o dia seguinte está agendada a atuação de Blu Flamingo, um trio de Santa Maria da Feira com músicas originais, muito ritmadas e dançáveis.

Os Gana, oriundos de Arruda dos Vinhos, com ambientes sonoros tão imprevisíveis como eles, atuam no dia 28 de julho.

Rafael Abrantes, que nasceu em Oliveira de Hospital e canta desde que se conhece, apresenta-se no dia 01 de agosto.

Os Mind Mojo, que são de Lisboa e exploram de forma eclética o universo do 'songwriting' com músicas originais, atuam no dia 02 de agosto.

Para dia 03 de agosto está marcada a atuação de Peter Strange, músico de Oeiras que ganhou vários prémios em festivais e foi estudar música para Londres, estando agora de volta.

Marciano, um projeto a solo que chega de Leiria, com emotividade, atitude e irreverência, será apresentado no dia 04 de agosto.

As apresentações decorrem sempre às 21:30 e têm transmissão nos canais 'online' do evento, sendo que serão as visualizações dos programas, conjugadas os votos do público e do júri que vão determinar quais são os quatro concorrentes que se habilitam a prémios monetários, com um valor total de três mil euros.

A grande final está marcada para dia 11 de setembro, no Parque de Bacelos, em Soure, com a atuação dos quatro selecionados e uma quinta banda, criada propositadamente para este dia.

Este quinto projeto, "Academia Metamorfose - Rock On", será formado durante duas semanas e será composto exclusivamente por habitantes, estudantes ou trabalhadores do concelho de Soure. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas até 15 de agosto.

Leia Também: Soure acolhe festival de música Metamorfose entre junho e setembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório