Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

São João volta às ruas de Braga com 10 dias de festa

Depois de dois anos "confinadas" por causa da pandemia de covid-19, as festividades do S. João vão voltar às ruas Braga de 15 a 24 de junho, com 164 iniciativas, entre as quais concertos de José Cid e Emanuel.

São João volta às ruas de Braga com 10 dias de festa
Notícias ao Minuto

00:08 - 04/06/22 por Lusa

Cultura Santos Populares

Do programa, hoje apresentado em conferência de imprensa, inclui sete cortejos, sete exposições e quatro concursos, designadamente de doces sanjoaninos, de cascatas, farturas e desenho.

"No total, teremos 270 horas de programação", disse o presidente da associação de festas, Firmino Marques, destacando o envolvimento de 365 entidades.

Como novidade, Firmino Marques apontou o lançamento de um cancioneiro sanjoanino bracarense, que revisita e dá nova roupagem às cantigas alusivas às festividades, sob a batuta do músico "da casa" Daniel Pereira Cristo.

Denominado "S. João hoje", o projeto tem continuidade num livro, para que seja possível preservar a cultura tradicional associada ao património imaterial das festas.

O livro assume-se como uma ferramenta pedagógica, para que todos possam aprender a cantar e a entoar as músicas "obrigatórias" no São João de Braga.

Outra novidade será o novo "carro dos pastores", que vai substituir o que era utilizado há mais de 60 anos.

Aquela que a organização aponta como "a maior concentração de bombos e cavaquinhos do país" e ainda o cortejo de gigantones e cabeçudos são outros números que darão cor às ruas de Braga.

Em termos de concertos, também passarão pela festa os Santamaria e Carlos Ribeiro, além de artistas locais.

"O S. João de Braga não é uma noite de festa", afirmou o presidente da Câmara Ricardo Rio, para vincar que as festividades se assumem como "uma marca de autenticidade" que mistura etnografia, cultura, música popular e tradicional e folia.

Para o autarca, trata-se de "uma combinação explosiva, a que ninguém consegue resistir".

As festividades incluem ainda a vertente religiossa, com missas, novenas e procissões.

A organização espera receber mais de um milhão de visitantes.

Leia Também: Covid-19: Vila Nova de Gaia pede às pessoas precauções no S. João

Recomendados para si

;
Campo obrigatório