Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Filipe Melo vence 9.º Leiria Film Fest com 'Lobo solitário'

"Lobo solitário", de Filipe Melo, venceu o prémio para melhor curta-metragem de ficção nacional na nona edição do festival Leiria Film Fest, que hoje chega ao fim.

Filipe Melo vence 9.º Leiria Film Fest com 'Lobo solitário'
Notícias ao Minuto

10:50 - 29/05/22 por Lusa

Cultura Curtas-metragens

Os prémios foram revelados no sábado à noite, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, distinguindo a segunda curta-metragem assinada pelo realizador (e pianista) português - um 'thriller' dramático sobre um radialista - como merecedora do prémio mais aguardado do festival.

Na competição nacional, "The Monkey", uma coprodução luso-espanhola de Xosé Zapata e Lorenzo Degl'Innocenti, foi considerada a melhor curta de animação, e "Visões de Copacabana", de Rita Brás, recebeu o prémio para melhor documentário. 

Entre os filmes estrangeiros exibidos no festival internacional de curtas-metragens de Leiria, "Branka", do húngaro Ákos K. Kovács, recebeu o prémio para melhor ficção, enquanto um filme assinado por um coletivo de autores franceses, "The Sein's tears", foi eleito a melhor animação. "Pandelivery", dos brasileiros António Matos e Guimel Salgado, levou para casa o troféu para melhor documentário. 

Pela primeira vez presente no festival, a competição para micro filmes premiou "Nada desta vida", de Cláudia Sofia Gomes e Ricardo Miguel Soares. "Leo", do iraniano Moein Rooholamini, recebeu uma menção honrosa nesta categoria. 

O Prémio do Público do Leiria Film Fest foi para "A banheira", do espanhol Sergi Marti Maltas. 

Leia Também: "Orgulho para Portugal". Ministro da Cultura saúda cineasta João Gonzalez

Recomendados para si

;
Campo obrigatório