Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Orgulho para Portugal". Ministro da Cultura saúda cineasta João Gonzalez

'Ice Merchants' do cineasta português João Gonzalez foi galardoado com o 'Prémio Descoberta Leitz Cine' da Semana da Crítica para melhor curta-metragem em competição, no Festival de Cannes.

"Orgulho para Portugal". Ministro da Cultura saúda cineasta João Gonzalez
Notícias ao Minuto

23:38 - 25/05/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Cultura

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, deu os parabéns, esta quarta-feira, ao cineasta português João Gonzalez, cujo filme ‘Ice Merchants’ foi galardoado com o Prémio Descoberta Leitz Cine da Semana da Crítica do Festival de Cannes.

“O ministro da Cultura saúda o cineasta João Gonzalez e toda a equipa envolvida na realização e produção da curta-metragem Ice Merchants pelo importante prémio conquistado no Festival de Cannes, um orgulho para Portugal. Parabéns!”, lê-se numa nota publicada na conta oficial de Twitter do Ministério da Cultura.

A curta-metragem, uma das dez selecionadas para a competição, “explora a relação entre um pai e um filho”. “Um homem e o seu filho saltam de paraquedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite”, conta-nos a sinopse.

‘Ice Merchants’ foi também recentemente anunciado na seleção do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, sendo um dos 15 nomeados ao prémio internacional Rigo Mora (criado por Guillermo del Toro), categoria do festival mexicano elegível para qualificação nos Oscar Academy Awards. 

João Gonzalez nasceu no Porto, em 1996. Além de realizador, animador e ilustrador, é também música, com formação clássica em piano. Os seus filmes ‘Nestor’ e ‘The Voyager’ já receberam, no total, mais de 20 prémios nacionais e internacionais, “assim como mais de 130 seleções oficiais em festivais de cinema espalhados pelo mundo, marcando presença em festivais qualificantes a Oscar e a BAFTA”.

Leia Também: 'Ice Merchants' do português João Gonzalez premiado no Festival de Cannes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório