Meteorologia

  • 30 JUNHO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 24º

No Dia Internacional dos Museus, automotora de 1948 voltou a andar

Automotora percorreu um curto trajeto da linha da antiga estação ferroviária do Arco de Baúlhe.

No Dia Internacional dos Museus, automotora de 1948 voltou a andar
Notícias ao Minuto

22:38 - 18/05/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Cultura

Esta quarta-feira, 18 de maio, data em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, Cabeceiras de Basto arranjou uma forma especial de assinalar a data – um automotora de 1948 voltou a sair à linha férrea. 

Durante a manhã, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Carla Lousada, acompanhada de técnicos municipais, mas também de uma turma da Escola de Silvares e uma turma do curso de formação na área de vendas da Escola Mútua de Basto/Norte, partilhou esta experiência, que foi dinamizada pelo Museu das Terras de Basto. 

“A automotora ME5 percorreu um curto trajeto da linha da antiga estação ferroviária do Arco de Baúlhe (…) Construída em 1948 nas Oficinas Gerais de Santa Apolónia, a automotora ME5, que é movida a gasolina, proporcionou a todos os presentes uma experiência única e muito divertida que não deixou ninguém indiferente”, lê-se numa nota divulgada pela autarquia, que partilhou também diversas imagens do momento.

“De salientar que esta automotora, considerada a ‘A velha glória da ME5’, a par das carruagens reais e de outras máquinas a vapor, integra o espólio do Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe do Museu das Terras de Basto, um museu polinucleado que integra também a Casa da Lã em Bucos e o Núcleo de Arte Sacra na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos”, completa.

Leia Também: Casino Lisboa recebe exposição de Lia Ferreira. Entrada é gratuita

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório