Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"O nome de São Patrício agora é Zelensky", escreve Bono em poema

O vocalista dos U2 escreveu um poema para o povo ucraniano, que Nancy Pelosi declamou nas comemorações do feriado mais importante da Irlanda.

"O nome de São Patrício agora é Zelensky", escreve Bono em poema
Notícias ao Minuto

23:19 - 17/03/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Ucrânia

A presidente da câmara dos representantes dos Estados Unidos declamou, esta quinta-feira, na Irlanda, poema escrito por Bono para o povo ucraniano.

O vocalista dos U2 escreveu o poema relembrado São Patrício, uma importante figura da história da Irlanda, que foi foi escravo durante, pelo menos seis anos. "Oh, São Patrício, aquele que expulsou as cobras // Com as suas preces, mas isso não é tudo aquilo que é preciso", começa o cantor por escrever, fazendo uma analogia entre o episódio histórico e o que se passa na Ucrânia, dando a entender que é preciso mais ações para que o povo ucraniano expulse a Rússia - ou as cobras, "porque as cobras simbolizam o terror // O terror que se eleva".

O poema foi declamado nas comemorações do Dia de São Patrício, o feriado mais importante na Irlanda. Neste dia, assinala-se a existência do homem que, vindo da Grã-Bretanha, espalhou a religião católica na Irlanda, tendo convertido os pagãos irlandeses ao cristianismo, depois de ter sido feito escravo pelos irlandeses. São Patrício terá sido, durante muitos anos, perseguido devido às suas convicções, tendo terminado a sua vida na Grã-Bretanha, para onde conseguiu regressar.

Assinalam-se hoje três semanas desde o início da invasão russa da Ucrânia. Ao 22.º dia de guerra, mais de três milhões de pessoas abandonaram o país e pelo menos 780 civis morreram e cerca de 1.200 ficaram feridos, segundo os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: Humor (também) é uma arma. Resistência ucraniana espalha cartazes em Lviv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório