Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Humor (também) é uma arma. Resistência ucraniana espalha cartazes em Lviv

Os cartazes espalhados na cidade desde o início do conflito fazem referência tanto a episódios deste conflito como a símbolos mais antigos.

Notícias ao Minuto

21:07 - 17/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

Alguns ucranianos têm vindo a juntar o humor e a arte para mostrar a sua resistência à invasão das tropas russas no seu país.

Pelo menos em Lviv, e desde o início do mês, há imagens com cartoons espalhadas pelas ruas. Apesar de umas imagens serem mais violentas do que outras, todas têm o mesmo objetivo: mostrar que os ucranianos vão defender o seu país da invasão da Rússia.

Isto acontece quer recorrendo a símbolos mais antigos, como o urso, que simboliza a Rússia, ou como a episódios mais recentes, como a estória da ilha ucraniana Fidonisi, que quando foi cercada pelos russos, no início do conflito, em vez de se renderem, disseram aos combatentes russos "vão-se lixar [go f*** yourselves]".

Um dos cartazes recorre à estória de David e Golias, fazendo uma analogia entre o tamanho dos países e, consequente, o final da estória: no fim, os mais pequenos também podem vencer.

Também um cartaz com uma mulher a apontar uma arma na boca de Putin foi afixado, com uma frase que dirá "eu não sou a tua beldade". Este cartaz é uma resposta a Putin, depois de o presidente da Rússia ter, no início do mês passado, criticado Volodymyr Zelensky, na sequência de o presidente da Ucrânia ter dito que não concordava com o Tratado de Minsk, assinado em 2015, o qual trata a região separatista do Donbass.

"Goste ou não, minha beldade, tem que aguentar", disse Putin, durante uma conferência de imprensa em Moscovo, acompanhado presidente francês, Emmanuel Macron. A afirmação foi uma analogia a uma eventual invasão, que viria a acontecer cerca de duas semanas depois.

Leia Também: Putin é um "ditador assassino" e um "puro rufia", afirma Joe Biden

Recomendados para si

;
Campo obrigatório