Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Morreu o ator e encenador Jorge Silva Melo

Artista conhecido do mundo do teatro tinha 73 anos.

Morreu o ator e encenador Jorge Silva Melo
Notícias ao Minuto

00:04 - 15/03/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Cultura Teatro

Morreu esta segunda-feira o ator, encenador e cineasta Jorge Silva Melo, aos 73 anos. A notícia é avançada pelo Expresso, citando fonte da Casa do Artista.

Jorge Silva Melo era também dramaturgo, tradutor e crítico. O artista estava internado no Hospital da Luz, em Lisboa.

Nascido em Angola, a 7 de agosto de 1948, Jorge Silva Melo começou a escrever sobre cinema aos 15 anos e fundou o Teatro da Cornucópia, em Lisboa, em 1972.

Depois de ter saído do país com uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian, voltou a fundar uma nova companha, a Artistas Unidos, onde foi diretor artístico.

"Um dos grandes, dos que mais fez durante décadas a fio, escrevendo, encenando, ensinando, filmando, representando, deixou-nos hoje. Muito se dirá amanhã sobre ele, por quem esteja mais bem preparado para o fazer do que eu. Eu estou apenas triste. Este início de ano com mortes sucessivas, guerra, solidão, tem sido devastador", revelou à agência Lusa o pianista Nuno Vieira de Almeida.

No Facebook, o diretor de som Vasco Pimentel, que trabalhou com o ator, lamentou a morte do "amigo".

Em 2004, Jorge Silva Melo recebeu o grau de  Comendador da Ordem da Liberdade e, em dezembro de 2021, o Governo atribuiu uma medalha de mérito ao artista por ter contribuído "decisivamente para aproximar os vários públicos do universo teatral através das suas linguagens estéticas, imaginação criativa, escolhas dramatúrgicas, pedagogias, discursos e dinâmicas coletivas".

[Notícia atualizada às 06h42]

Leia Também: Governo homenageia quatro atores e atribui-lhes medalhas de mérito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório