Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Esta mostra quer promover um cinema "mais inclusivo"

Os filmes em exibição vão ter legendas para pessoas com deficiência auditiva, interpretação em língua gestual portuguesa e audiodescrição.

Esta mostra quer promover um cinema "mais inclusivo"
Notícias ao Minuto

17:57 - 27/01/22 por Ema Gil Pires

Cultura Cinema

A Culturgest, em Lisboa, foi o lugar escolhido para a realização da AMPLA, uma mostra de cinema que vai reunir filmes premiados nos principais festivais de cinema realizados em território nacional e que pretende, também, promover um cinema "mais inclusivo". O evento vai decorrer nos próximos dias 25, 26 e 27 de março, bem como 1, 2, e 3 de abril.

Esta que é a primeira edição do AMPLA vai colocar em exibição obras de "diferentes géneros e nacionalidades", pretendendo "tornar o cinema acessível a pessoas com necessidades específicas", revela uma nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Isto porque, para além de reunir uma seleção de filmes premiados nos principais festivais de cinema realizados em Portugal em 2021, a organização vai ainda incluir legendas para pessoas com deficiência auditiva, interpretação em língua gestual portuguesa e audiodescrição em todos os filmes em exibição. 

Durante as 10 sessões que compõem esta mostra de cinema, os visitantes poderão assistir a obras como a "Metamorfose dos Pássaros", um documentário premiado no Festival Caminhos do Cinema Português, e a animação "Vanille", que esteve em destaque no Festival Curtas Vila do Conde.

Leia Também: Festival de Roterdão começa hoje e tem cinema português em competição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório