Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Temporada Darcos alargada a salas de espetáculos em Lisboa e no Porto

A Temporada Darcos, organizada a partir de Torres Vedras, alarga na edição deste ano os seus concertos por diversos dos principais palcos nacionais, em Lisboa e no Porto, de acordo com o programa hoje divulgado.

Temporada Darcos alargada a salas de espetáculos em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

14:12 - 17/01/22 por Lusa

Cultura Darcos

Depois de, em 2020, ter apostado em espetáculos na Hungria, Itália e Reino Unido, que foram depois cancelados por causa da pandemia de covid-19, a Temporada Darcos estreia-se este ano em salas de espetáculos em Espanha e França e, a nível nacional, na Casa da Música, no Porto, e Coliseu dos Recreios e Universidade de Lisboa, além do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e de outras salas nacionais.

Na Temporada Darcos, cuja direção artística é do maestro e compositor Nuno Côrte-Real, destaque para os três concertos, em outubro, do violinista Shlomo Mintz, e da Madrid Soloists Chambre Orchestra, para interpretar o concerto para violino e orquestra de Beethoven, nos dias 01 no Teatro-Cine de Torres Vedras, a 02 na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa e a 03 na Casa da Música.

O concerto integra também a peça de Nuno Côrte-Real "Abertura Secondo Novecento".

A programação deste ano estreia-se com uma nova versão do bailado "A Sagração da Primavera", de Stravinsky, pela Vortice Dance Company e pela Orquestra do Atlântico, no dia 29 no Centro Cultural e de Congressos, de Caldas da Rainha, a 05 de fevereiro no Teatro-Cine de Torres Vedras e a 23 de fevereiro no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Com coreografia de Cláudia Martins e Rafael Carriço, e direção musical de Nuno Côrte-Real, o espetáculo constitui uma "nova abordagem à obra de Stravinsky, feita à luz de uma era tecnológica, unindo as linguagens da dança e da música numa experiência única".

A ópera de câmara "La Vida Secreta", baseada no pintor surrealista Salvador Dali e a mulher Gala, com direção artística de Nuno Côrte-Real, libreto de Martha Asunción, encenação de Carlos Antunes e a participação do grupo Ensemble Darcos e da soprano Conchi Moyano, percorre o auditório do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras (15 e 16 julho) e o Teatro Ramos Carrión, em Zamora, Espanha (30 julho).

Para aprofundar as ligações entre Portugal e França, em setembro, os grupos Ensemble Darcos e Ensemble Orchestral Contemporain apresentam-se a concerto no Grand Théatre de La Cornéte, em Saint-Étiene (França), a no dia 22, no auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, Oeiras (24) e na Casa da Música do Porto (25).

Intitulado "Uma Rosa na Escuridão", o espetáculo invoca o francês Stéphane Mallarmé e o português Mário de Sá Carneiro, a partir de composições de composições de Ligeti, Mantovani, Ravel e Nuno Côrte-Real, que estreia a peça "Três poemas de Mário de Sá Carneiro".

Acompanhado pela soprano Eduarda Melo, o Ensemble Darcos atua a 05 de março no átrio da Câmara Municipal de Torres Vedras e, um dia depois, no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para o concerto "Time Stands Still", com peças de Ravel, Dowland e Côrte-Real.

A Temporada Darcos tem ainda agendados vários concertos do mesmo grupo ao longo do ano, dos quais se destacam os resultantes da parceria estabelecida com a Universidade de Lisboa: no anfiteatro do Museu Nacional de História Natural, em Lisboa, a 19 de fevereiro; no salão nobre do Instituto Politécnico de Lisboa a 17 de abril e 17 de dezembro; e no salão nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa a 19 de novembro.

Leia Também: Teatro, música, dança e cinema no Teatro Lethes para os próximos meses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório