Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 34º

Catarina Vasconcelos prepara novo filme intitulado 'Pintura Inacabada'

A realizadora portuguesa Catarina Vasconcelos prepara um novo filme, intitulado "Pintura Inacabada", com o qual recebeu um prémio financeiro de desenvolvimento de argumento em Itália, revelou a produtora Primeira Idade.

Catarina Vasconcelos prepara novo filme intitulado 'Pintura Inacabada'
Notícias ao Minuto

17:48 - 03/12/21 por Lusa

Cultura Cinema

'Pintura Inacabada' esteve selecionado para o TorinoFilmLab, um programa para projetos em fase inicial, tendo recebido na quarta-feira um prémio, de 8.000 euros, de apoio ao desenvolvimento de argumento.

À agência Lusa, o produtor Pedro Fernandes Duarte explicou que, dada a morosidade de montagem financeira, o projeto só deverá ser rodado em 2023 e estreado em 2024, tendo atualmente um orçamento estimado de 1,5 milhões de euros, com possibilidades ainda em aberto para coproduções com alguns países europeus.

"Pintura Inacabada" é um filme de ficção sobre uma mulher, conservadora de pintura, a braços com uma doença terminal, e inspira-se numa história real, da mãe da realizadora, que morreu em consequência de um cancro.

Será um filme "cheio de magia, de realismo mágico", adiantou o produtor. A sinopse indica que se desenrolará num diálogo entre personagens, obras de arte e a própria realizadora.

Na nota de intenções sobre o projeto, divulgada na página do TorinoFilmLab, Catarina Vasconcelos explica que quando a mãe morreu em 2003, Portugal ainda "discutia timidamente" a necessidade de cuidados paliativos para doentes em fim de vida, e em 2020 o país "finalmente começou a discutir a legalização da eutanásia, palavra que em grego significa 'boa morte'".

"Os filmes não fazem justiça, mas permitem-nos retratar pedaços da nossa realidade e encenar de uma forma mágica as nossas suposições. Nos filmes, até podemos proibir a morte", escreveu a realizadora.

Esta é a terceira produção assinada por Catarina Vasconcelos, depois da premiada longa-metragem "A metamorfose dos pássaros" (2020) e da curta-metragem "Metáfora ou a tristeza virada do avesso" (2014), ambas marcadas pela memória e pela família.

"A metamorfose dos pássaros" é o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional, em 2022.

O filme teve a estreia mundial em fevereiro de 2020 no Festival de Cinema de Berlim e desde então sido amplamente premiado em festivais em todo o mundo, em particular com distinções de público e da crítica.

Leia Também: Cinemateca Júnior apresenta projeto educativo Cinarts

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório