Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Casa do Design recebe exposição sobre Adriano Olivetti até janeiro

A Casa do Design, em Matosinhos, recebe a exposição 'Universo Olivetti: Comunidade como Utopia Concreta', sobre o empresário italiano e precursor da urbanística, a partir de sexta-feira e até 23 de janeiro de 2022.

Casa do Design recebe exposição sobre Adriano Olivetti até janeiro
Notícias ao Minuto

18:44 - 22/11/21 por Lusa

Cultura Matosinhos

A mostra junta fotografias, vídeos, documentos e desenhos originais que dão "a conhecer o universo da Olivetti, cujo exemplo permanece na vanguarda do design e da indústria mundiais", revela a nota de imprensa.

Ao longo do século XX, a companhia mobilizou arquitetos e designers como Le Corbusier, Louis Kahn, Gae Aulenti, Egon Eiermann, Ignazio Gardella, Carlo Scarpa, Marcello Nizzoli, Mario Bellini e Ettore Sottsass, Michele De Lucchi, George Sowden e Giovanni Pintori, entre outros, tanto para a definição dos produtos Olivetti, como para as instalações da empresa.

A Olivetti deu, segundo realça a nota de imprensa, "passos pioneiros no desenvolvimento da eletrónica e das ciências computacionais, tecnologia que a NASA utilizaria em 1969 para levar o Homem à lua".

O seu fundador "soube conjugar processo produtivo, responsabilidade social e atenção ao território urbano, criando, entre 1930 e 1960, um modelo de empresa único, inovador e vanguardista, que revolucionou a cultura empresarial do século XX, sendo, ainda hoje, reconhecido como um dos exemplos mais atuais e avançados de sustentabilidade".

Exemplo disso é a recente inclusão da cidade industrial de Ivrea na Lista de Património Mundial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que, segundo a Casa do Design, "revela a importância e a modernidade do legado da Olivetti".

Esta exposição, que chega agora a Matosinhos, permite "compreender como, entre os anos 1930 e 1960, em Ivrea, Adriano Olivetti realizou o sonho de uma paisagem visionária, criando novos padrões sustentáveis de relacionamento entre a cidade, o território, a política, as pessoas e as formas de produção".

Com curadoria de Pippo Ciorra, Francesca Limana e Matilde Trevisani, a mostra chega a Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, do Istituto Italiano di Cultura, e da esad--idea, Investigação em Design e Arte.

A itinerância portuguesa é comissariada por Maria Milano e teve o apoio da Embaixada de Itália em Portugal.

Leia Também: Construção e arquitetura. Concreta regressa à Exponor em abril de 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório