Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Autorretrato de Frida Kahlo estabelece recorde de venda

O autorretrato da artista mexicana com o marido, Diego Rivera, foi leiloado esta terça-feira.

Autorretrato de Frida Kahlo estabelece recorde de venda
Notícias ao Minuto

08:55 - 17/11/21 por Notícias ao Minuto

Cultura Frida Kahlo

Um autorretrato da artista mexicana Frida Kahlo foi leiloado esta terça-feira por 34,9 milhões de dólares (cerca de 30,8 milhões de euros), o valor mais alto pago por um quadro de um artista latino-americano. O leilão teve lugar na Sotheby's, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.

A obra ‘Diego y yo’, que representa também o marido de Kahlo, o artista Diego Rivera, é datada de 1949, tendo sido vendida a um comprador anónimo.

Vendido pela última vez há três décadas, o quadro de pequenas dimensões mostra a artista lacrimejante, com um retrato de Rivera enquanto o seu ‘terceiro olho’. A peça simboliza a relação tempestuosa entre Kahlo e Rivera, representando a presença contínua do marido na sua mente.

Esta não foi a primeira vez que 'Diego y yo' fez história, sendo que, na última vez que foi a leilão, em 1990, foi vendido por 1,4 milhões de dólares (cerca de 1,2 milhões de euros).

"Este é um dos trabalhos mais importantes de Kahlo a leilão e estamos muito entusiasmados por ser na Sotheby's”, disse Oliver Barker, diretor da casa de leilões.

"O preço alcançado esta noite coloca Frida Kahlo no centro da cena, junto com os grandes nomes da história da arte, e como uma das artistas mais cobiçadas do mercado atual", acrescentou a casa de leilões.

A Sotheby's já tinha estimado que a peça seria vendida entre os 30 e 50 milhões de dólares, não só pelo nível artístico da pintura, mas também pelo tempo de venda e interesse demonstrado pelos artistas surrealistas latino-americanos.

A artista, que passou muito tempo acamada depois de um acidente na juventude, conheceu fama internacional após a sua morte, em 1954, elevando-se a ícone feminista nos anos 70.

Leia Também: Rainha Maxima e o visual inspirado em Frida Kahlo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório