Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

'La scortecata' de Emma Dante com seis récitas em Lisboa e Porto

O espetáculo 'La scortecata', encenado pela atriz e dramaturga italiana Emma Dante, terá quatro representações, a partir de dia 18, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

'La scortecata' de Emma Dante com seis récitas em Lisboa e Porto
Notícias ao Minuto

18:16 - 05/11/21 por Lusa

Cultura Espetáculo

'La scortecata' é uma adaptação de Emma Dante do livro 'Lo cunto de li cunti', do soldado e escritor italiano ao serviço da República de Veneza Giambattista Basile (1566-1632), que se inspirou nos contos populares para criar um mundo a partir do uso do dialeto napolitano, dos provérbios populares e do calão.

A ação central do espetáculo gira em torno da história de um rei que se apaixona pela voz de uma mulher velha, que vive com a irmã numa cabana, refere uma nota do CCB sobre a peça.

Iludido pelo dedo que lhe é mostrado através do buraco de uma fechadura, o rei convida a mulher para dormir com ele. Consumado o ato e apercebendo-se de que tinha sido enganado, o rei atira a velha pela janela, ficando esta suspensa numa árvore.

É então que surge uma fada que transforma a velha numa bela mulher com quem o rei acaba por casar.

A interpretar "La scortecata", espetáculo falado em italiano com legendas em português, estão Carmine Maringola e Salvatore D'Onofrio.

A cenografia e figurinos são também de Emma Dante, enquanto as luzes são de Cristian Zucaro.

A peça, que tem o apoio do Instituto Italiano di Cultura, terá quatro récitas no Pequeno Auditório do CCB, com sessões às 21:00, nos dias 18, 19 e 20, e, no dia 21, às 16:00.

Dias 24 e 25 de novembro terá duas representações no Teatro Carlos Alberto, no Porto, ambas às 19:00.

O filme 'Le sorelle Macaluso' ('As irmãs Macaluso', numa tradução livre), a exibir na quarta-feira, no Cinema S. Jorge, no encerramento da Festa do Cinema Italiano, é o mais recente trabalho cinematográfico da atriz, dramaturga, encenadora e realizadora italiana Emma Dante.

Baseado na peça homónima que Emma Dante escreveu em 2014, 'Le sorelle Macaluso' estreou-se na edição de 2020 do Festival de Cinema de Veneza.

Leia Também: Atriz Lúcia Moniz premiada em festival de cinema em Londres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório