Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Atriz Lúcia Moniz premiada em festival de cinema em Londres

A atriz portuguesa Lúcia Moniz foi distinguida com o prémio de melhor atuação pelo filme 'Listen', de Ana Rocha de Sousa, no Raindance Film Festival, que termina no sábado em Londres, foi hoje anunciado.

Atriz Lúcia Moniz premiada em festival de cinema em Londres
Notícias ao Minuto

16:35 - 05/11/21 por Lusa

Cultura Listen

O festival revelou hoje os premiados da 29.ª edição e entre eles está Lúcia Moniz, que recebe o prémio de "Melhor Performance" pela participação no filme "Listen", que protagoniza e com o qual já recebeu outras distinções.

Segundo o júri, Lúcia Moniz é reconhecida pelo "poderoso retrato" de uma mãe que enfrenta os serviços sociais britânicos pela tutela dos filhos.

"Listen" é a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa, um drama familiar inspirado em factos reais, sobre uma família de emigrantes portugueses em Londres, a quem é retirada a guarda dos filhos, por suspeitas de maus-tratos.

A narrativa acompanha os esforços da família em provar que as suspeitas são infundadas, perante o sistema social e judicial britânicos.

Com coprodução luso-britânica, o filme foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles.

Ana Rocha de Sousa conquistou vários prémios em 2020 no Festival de Cinema de Veneza, onde teve estreia, dois dos quais com particular relevância: o Leão do Futuro, para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição "Horizontes".

Em setembro, "Listen" conquistou cinco Sophia, os prémios da Academia Portuguesa de Cinema, nomeadamente o de Melhor Filme, de Melhor Realização e de Melhor Atriz, para Lúcia Moniz.

No Raindance Film Festival, um festival dedicado ao cinema independente, destaque ainda para os prémios atribuídos a duas produções brasileiras.

"Medusa", de Anita Rocha da Silveira, foi eleito o melhor filme internacional, e "King Car" foi distinguido com o prémio de melhor argumento, para Renata Pinheiro, Sérgio Oliveira e Leo Pyrata.

Leia Também: Editors, OMD, dEUS e Human League no Maia Compact Records Fest em 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório