Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Museu de Lamego encerrado até ao próximo ano para obras de reabilitação

O Museu de Lamego vai encerrar ao público a partir de segunda-feira, até ao próximo ano, devido a obras de reabilitação que estão em curso e têm como objetivo melhorar as condições de acessibilidade.

Museu de Lamego encerrado até ao próximo ano para obras de reabilitação
Notícias ao Minuto

16:34 - 27/10/21 por Lusa

Cultura Lamego

As obras, realizadas no âmbito da operação "Museu de Lamego. Museu para todos", que representam um investimento global de 1.007.654,40 euros, iniciaram-se em setembro e têm um prazo de execução de 11 meses, estando a reabertura do espaço prevista para depois da conclusão das mesmas.

"As obras de reabilitação visam melhorar as condições de acessibilidade do museu, por forma a reforçar a sua vocação pública e melhorar a experiência cultural e educativa de um público cada vez mais vasto e abrangente, transformando-o num espaço inclusivo, um espaço para todos", refere o museu, em comunicado.

O objetivo é a "melhoria das acessibilidades física e comunicacional do museu", de modo a adequá-lo "às diferentes necessidades e interesses da diversidade de públicos".

Segundo o museu, está prevista "a instalação de um ascensor que permita a visita completa à exposição permanente a visitantes com dificuldades de locomoção", o que assume especial importância porque "parte significativa das obras em exposição, incluindo 11 dos 18 Tesouros Nacionais", se encontra no piso superior.

Está também prevista "uma intervenção completa na cobertura e vãos do edifício, dotando o espaço de condições de conforto e acolhimento de visitantes", acrescenta.

Esta intervenção é promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte 2020.

Desde 20 de setembro que o museu já estava parcialmente encerrado, estando apenas acessível a exposição permanente do primeiro piso. A partir de segunda-feira, o museu fechará integramente ao público.

Leia Também: Tema 'A Casa' está a partir de hoje em exposição no Museu de Lamego

Recomendados para si

;
Campo obrigatório