Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Tema 'A Casa' está a partir de hoje ...

Tema 'A Casa' está a partir de hoje em exposição no Museu de Lamego

Este sábado, inaugura a 2.ª edição do Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa. O ciclo apresenta quatro exposições que propõe percorrer diferentes modos de viver, ocupar e representar o espaço que habitamos. Esta exposição ficará patente até 31 de outubro de 2021.

Tema 'A Casa' está a partir de hoje em exposição no Museu de Lamego
Notícias ao Minuto

14:00 - 24/07/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Museu

Vai ser hoje inaugurado a 2.ª edição do Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa, no Museu de Lamego. De acordo com o comunicado enviado ao Notícias o Minuto, o ciclo que recentemente recebeu o Prémio de Inovação e Criatividade pela Associação Portuguesa de Museologia, apresenta quatro exposições que tem por tema 'A Casa', com curadoria de Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, embaixadores de fotografia do Museu de Lamego. Esta exposição ficará patente até 31 de outubro de 2021.

Segundo a mesma nota, o ciclo apresenta exposições nos formatos físico e virtual e propõe-se percorrer diferentes modos de viver, ocupar e representar o espaço que habitamos. Num total de sete exposições, será distribuído pelo Museu de Lamego, Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e Torre Fortificada de Ucanha e ainda nos canais web do Museu de Lamego e MIRA FORUM. 

O confinamento acrescentou às casas outros usos além da habitação, ou seja, passou-se a ser também espaços de trabalho, de lazer e de estudo. A pandemia tornou o óbvio necessário porque, de repente, a casa assumiu uma centralidade vivida a nível global. Estar em casa deixou de ser o tempo entre o trabalho, o estudo, os afazeres, deixou de ser uma opção para ser uma obrigação, uma quase condenação, lê-se no documento.

Segundo revela o mesmo comunicado, nas sete exposições, a casa é convocada de diferentes formas por Alfredo Cunha, Inês d'Orey, Júlio de Matos, Lucília Monteiro, Paulo Pimenta e Sérgio Rolando. Em causa, está a curiosidade em se saber como o confinamento estava a ser vivido no mundo e isso levou a propor o tema 'Em casa', no concurso internacional MIRA Mobile Prize e a expor as 50 melhores fotografias vindas dos cinco continentes.

No Museu de Lamego, Alfredo Cunha apresenta casas de bairros sociais, a campos de refugiados, de zonas rurais a urbanas, entre outras. Resultado de uma residência artística em parceria com o Solar da Porta dos Figos, Sérgio Rolando reflete a presença arquitetónica da casa no território e envolvente do município de Lamego. Captadas com dispositivos móveis, as fotografias que irão ocupar os corredores do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas irão trazer diferentes olhares sob o mote 'Em casa'.

Faz ainda notar o mesmo comunicado que o ciclo contempla ainda o universo online propondo quatro exposições vídeo. Quatro fotógrafos portugueses, Inês d'Orey, Júlio de Matos, Lúcia Monteiro e Paulo Pimenta, pensam casas sem gente, gente sem casa, memórias de outras gentes nas fachadas das casas e quotidianos que as casas testemunham.

Leia Também: Coletivo editorial ATLAS Projetos vence Prémio Design do Livro 2021

Campo obrigatório