Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Festival Internacional de Teatro Físico em Faro de 26 a 28 de outubro

Faro acolhe a primeira edição do MOMI - Festival Internacional de Teatro Físico, entre 26 e 28 de outubro, com companhias e artistas de sete países, cuja programação foi hoje anunciada.

Festival Internacional de Teatro Físico em Faro de 26 a 28 de outubro
Notícias ao Minuto

21:47 - 15/10/21 por Lusa

Cultura Teatro

São três dias e 10 espetáculos apresentados em vários espaços da capital algarvia entre teatro físico, pantomima, mimo, dança-teatro, magia e circo aos quais se junta uma semana de 'workshops'.

"Queríamos trazer um ambiente de sinergia entre os artistas, público e a cidade num festival que é uma espécie de maratona teatral onde há a possibilidade de ver múltiplas linguagens, conhecer companhias estrangeiras e abrir o panorama de que assiste", revelou à Lusa a diretora artística Diana Bernedo.

A organização destaca as estreias em Portugal dos espetáculos 'Solitudes', de Kulunka Teatro (Espanha), 'Le Voisin', de Benoît Turjman (França), 'El alquimista del sonido', de Fausto Ansaldi (Argentina), e 'Balada para una noche de luna Lena', de Plató Physical Theater Bcn (Espanha/República Checa).

Segundo o também diretor artístico do MOMI, Miguel Martins Pessoa, a intenção do festival é partilhar a "paixão" pelo teatro físico, um conceito que abraça várias linguagens teatrais, mas onde a mensagem narrativa da história é transmitida através da "linguagem e movimento do corpo".

Diana Bernedo acrescenta que se pretende "estimular e acordar" sensações diferentes, às quais o público "não está habituado" com uma oferta "enorme" por onde escolher, mas tudo "concentrado" em três dias de festival.

O MOMI irá passar pelo Teatro das figuras, Teatro Lethes, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Gimnásio Clube de Faro e das Casa das Virtudes em Faro, havendo a possibilidade de entrar em contacto com os artistas em alguns dos espetáculos.

A programação do festival começa na sexta-feira, 26 de outubro, às 21:00 com 'Solitudes', Kulunka Teatro (Espanha), no Teatro da Figuras (TMF), às 21h.

No dia seguinte às 12:00, o artista espanhol Nando Caneca, apresenta 'WoooW' uma peça para "todas as idades" e às 17:00, no Gimnásio Clube de Faro, a checa Micha Ela Dasková apresenta 'This is not about me', seguido de 'Performance', resultado da residência artística que irá juntar as bailarias Tânia Garrindo (Espanha) e Yuko Kominami (Japão). Um 'Poyo Rojo' (Argélia/França) encerra o dia às 21:00, no Teatro Lethes.

No domingo 28, o IPDJ recebe às 11:00 o espetáculo infantil 'Varredor de Marés' pela companhia algarvia te.Atrito e às 12:00, na esplanada do IPDJ o Teatro Só apresenta 'Sorriso'.

Às 16:00, a Casa das Virtudes acolhe 'El Alquimista del Sonido', do argentino Fausto Ansaldi, e a 'Balda para una noche de luna Lena', do Plató Physical Theater Bcn, (Espanha/Rep Checa). O francês Benoit Turjman encerra o MIMO às 19:00 com 'Le Voisin', no TMF.

Entre 20 e 28 de outubro estão programados quatro workshops de dança/teatro, Mimo, Clown Método Suzuki dinamizados por alguns dos participantes do festival.

Os bilhetes do MOMI podem ser adquiridos na Bilheteira Online, Worten e FNAC ou nos locais de apresentação em várias modalidades de compra, como o MOMI PASS -- bilhete que dará acesso a todos os espetáculos, descontos nos workshops e outras surpresas.

Leia Também: 'Juventude Inquieta' mostra que resistir ao fascismo é para sempre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório