Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

North Music Festival adiado "a uma semana do arranque"

Certame ia ocorrer nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro na Alfândega do Porto. Organização considera que "Certificado Digital de Vacinação, e a respetiva vacinação completa, não representa uma mais-valia concreta, nomeadamente no acesso a grandes eventos culturais e musicais".

North Music Festival adiado "a uma semana do arranque"
Notícias ao Minuto

16:33 - 22/09/21 por Notícias ao Minuto

Cultura North Music Festival

O North Music Festival foi "mais uma vez" adiado e, desta vez, "estando apenas a uma semana do arranque do evento". Em comunicado publicado nas redes sociais, a organização do certame - que iria ocorrer nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro na Alfândega do Porto - justifica a decisão com a "ausência de um parecer concreto e final da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a realização da 4.ª edição".

Assim, acrescenta-se, "a organização do Festival vê-se completamente impossibilitada de dar início ao calendário de montagens que começariam precisamente durante o dia de hoje, 22 de setembro, plano hipotecado pelo facto de existirem, ainda, licenciamentos pendentes do parecer final da DGS".

"Apesar de todos os esforços efetuados e contactos estabelecidos no sentido de desbloquear esta situação", descreve a organização, "chegamos a um momento em que se torna humana e logisticamente impossível adiar as montagens efetivas do evento".

"Apesar de todos os esforços encetados e de o NMF contar, desde o primeiro dia, com consultoria de uma entidade privada de saúde, com uma unidade de medicina populacional e de saúde pública para a criação de um plano de contingência – mantendo contacto permanente com a DGS –, as respostas acabaram por não chegar atempadamente", lamenta o North Music Festival. 

"Certificado e a respetiva vacinação completa não representa mais-valia"

Apesar da "inexistência de um parecer final concreto e específico à data de hoje, foi já exigido pela DGS – e para que o evento acontecesse nos moldes em que o conhecemos e nos quais faz sentido acontecer, ou seja, com plateia em pé – que todo o público realizasse teste à Covid-19, mesmo todos aqueles que têm já Certificado Digital Covid", revela ainda a organização: "Assim, um detentor de passe de três dias, mesmo com Certificado Digital válido, seria obrigado a efetuar teste nos três dias de festival, ou seja, um teste por dia". 

Posto isto, o North Music Festival considera que "apesar de Portugal ser, atualmente, um exemplo na Europa, registando uma taxa de vacinação muito acima da média" e do "empenho de todos os portugueses com vista a uma nova normalidade, temos, agora, uma prova clara de que o Certificado Digital de Vacinação, e a respetiva vacinação completa, não representa uma mais-valia concreta, nomeadamente no acesso a grandes eventos culturais e musicais".

De momento, não foram avançadas datas futuras para a realização do festival, com a organização a afirmar que o anúncio "ficará suspenso e dependente das orientações e deliberações da DGS e do Governo relativamente às novas regras a seguir na realização de grandes eventos culturais, como é o caso dos festivais." Os detentores de bilhete serão informados "em breve" de como proceder para reembolso e trocas. 

Leia na íntegra o comunicado do North Music Festival:

Leia Também: Quatro filmes portugueses no Festival Internacional de Ghent

Recomendados para si

;
Campo obrigatório