Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Quatro filmes portugueses no Festival Internacional de Ghent

Quatro filmes portugueses, entre os quais 'Diários de Otsoga' e 'Amor de Perdição', integram em outubro o Festival Internacional de Cinema de Ghent, o maior no panorama dos festivais na Bélgica.

Quatro filmes portugueses no Festival Internacional de Ghent
Notícias ao Minuto

13:49 - 22/09/21 por Lusa

Cultura Festival de Cinema

A programação da 48.ª edição contém, na seleção oficial de longas-metragens, o filme 'Diários de Otsoga', que Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes rodaram no verão de 2020, em pleno confinamento por causa da covid-19.

Este será um regresso de Miguel Gomes a um festival que lhe atribuiu o prémio de melhor filme em 2012 por "Tabu".

Em Ghent, este ano estará também 'A Távola de Rocha', documentário de Samuel Barbosa sobre o realizador Paulo Rocha, de quem foi assistente, e a obra experimental 'Luz, Clarão, Fulgor - Augúrios para um Enquadramento Não Hierárquico e Venturoso', da realizadora e investigadora Sílvia das Fadas (Sílvia Salgueiro).

Na competição de curtas-metragens está 'Nanu Tudor', documentário da realizadora moldava Olga Lucovnicova, coproduzido pela Universidade Lusófona, no âmbito do programa europeu de mestrado DocNomads, e que venceu este ano em Berlim o Urso de Ouro.

'Amor de Perdição' (1979), filme do realizador Manoel de Oliveira, da designada 'tetralogia dos amores frustrados', a partir do romance homónimo de Camilo Castelo Branco, será exibido no festival belga por escolha dos realizadores C.W. Winter e Aders Edstrom, cujo trabalho está em foco em Ghent.

O Festival Internacional de Cinema de Ghent está agendado de 12 a 23 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório