Esta será a décima edição dos prémios Sophia, numa cerimónia que decorrerá hoje à noite no Casino Estoril (Cascais), e na qual serão reconhecidas as carreiras da atriz e encenadora Maria do Céu Guerra e do ator Sinde Filipe.
A liderar as nomeações está 'Mosquito', filme de ficção inspirado numa história verídica do avô do realizador João Nuno Pinto, passada em África, durante a Primeira Guerra Mundial.
'Mosquito' está nomeado, por exemplo, para Melhor Filme, Realização, Ator Principal, para João Nunes Monteiro, e Ator Secundário, a título póstumo para Filipe Duarte.
Com dez nomeações surge 'Ordem Moral', de Mário Barroso, protagonizado por Maria de Medeiros.
Para o Sophia de Melhor Filme, além de 'Mosquito' e 'Ordem Moral', competem 'Listen', de Ana Rocha de Sousa, e 'O ano da morte de Ricardo Reis', de João Botelho.
Para Melhor Realização concorrem Ana Rocha de Sousa, João Botelho, João Nuno Pinto e o luso-suíço Basil da Cunha, com o filme 'O fim do mundo'.
Na categoria de Melhor Série ou Telefilme estão nomeadas 'A espia' e 'Crónica dos bons malandros', ambas com realização de Jorge Paixão da Costa, 'Esperança', de Pedro Varela, e 'Terra Nova', de Joaquim Leitão.
Segundo a Academia Portuguesa de Cinema, este ano é atribuído, pela primeira vez, um prémio Sophia de Melhor Filme Europeu, que será escolhido "por um colégio de críticos e jornalistas de cinema".
A cerimónia dos Sophia será transmitida na RTP2.
Leia Também: 'Belfast', de Kenneth Branagh, vence Festival de Cinema de Toronto