Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Filme de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes no Festival de de Toronto

O filme 'Diários de Otsoga', de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, será exibido em setembro no 46.º Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), integrado na secção Wavelengths, anunciou hoje a organização.

Filme de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes no Festival de de Toronto
Notícias ao Minuto

17:30 - 04/08/21 por Lusa

Cultura Cinema

"'Diários de Otsoga', que teve estreia mundial em julho na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cinema de Cannes, em França, é uma das seis longas que integram a secção Wavelengths do TIFF, de acordo com a organização, num comunicado hoje divulgado.

A 46.ª edição do festival, codirigido pela programadora portuguesa Joana Vicente, decorre entre 09 e 18 de setembro. No ano passado, o TIFF aconteceu com uma programação reduzida, por causa da covid-19, e virada sobretudo para o 'online', embora tenha tido alguns eventos presenciais limitados.

O filme de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes foi rodado em 2020 já em plena pandemia, com os atores Crista Alfaiate, Carloto Cotta e João Nunes Monteiro e toda a equipa técnica confinada numa casa, com jardim e piscina.

O argumento é de Mariana Ricardo, Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, e todos eles - incluindo também outros elementos da produção - entram no filme, discutindo e construindo coletivamente a narrativa à medida que ela foi feita.

O detalhe está na manipulação da lógica temporal, em "cronologia invertida", como explica Miguel Gomes no decurso do filme. O que aparenta ser uma história de quatro amigos, que decidem construir um borboletário no jardim da casa onde estão fechados, é afinal um filme sobre a construção de um filme.

Depois de Cannes, 'Diários de Otsoga', que teve estreia comercial em França no mês passado, integrou o Festival de Curtas de Vila do Conde e estrear-se-á nos cinemas portugueses em 19 de agosto.

'Diários de Otsoga' é o primeiro filme coassinado pelo realizador português Miguel Gomes e pela cineasta francesa Maureen Fazendeiro.

Leia Também: O cinema de Paulo Rocha pelo olhar de um aprendiz em 'A Távola de Rocha'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório