Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Museu de Bilbao pede ao público 100 mil euros para restaurar escultura

Em causa, está a escultura de Jeff Koons que adorna a entrada do Museu Guggenheim de Bilbao.

Museu de Bilbao pede ao público 100 mil euros para restaurar escultura
Notícias ao Minuto

19:01 - 12/07/21 por Notícias ao Minuto

Cultura Jeff Koons

O Museu Guggenheim de Bilbao lançou uma campanha de financiamento coletivo para restaurar uma obra de Jeff Koons que adorna a entrada do edifício há 24 anos. São precisos 100 mil euros, conforme pode ver na página oficial, onde, até ao momento, já foram angariados mais de 10 mil euros.

'Puppy', a escultura de um terrier com mais de 12 metros de altura, reúne mais de 38 mil plantas, incluindo flores, que são substituídas duas vezes por ano. Porém, é o sistema de irrigação que necessita de ser substituído, por estar há mais de duas décadas ao ar livre.

"Queremos que fique em condições para os próximos 25 anos", indicou Ainhoa Sanz, responsável pelo departamento de restauração do museu desenhado por Frank Gehry.

A responsável pela comunicação do museu, Begoña Martínez Goyenaga, explicou que esta é a primeira vez que a instituição recorre a financiamento coletivo.

"Decidimos recorrer ao crowdfunding porque se trata de uma obra tão icónica, amada e fotografada, representativa de uma cidade. Queremos dar a toda a gente que ama o Puppy a hipótese de participar na restauração daquilo que é tanto uma obra de arte como um jardim vertical", disse, em entrevista ao Guardian.

Leia Também: Museu de Lamego recebe exposição "[im]provável" de estudantes do concelho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório