Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Artista portuguesa radicada nos EUA selecionada para Bienal de Londres

A pintora portuguesa radicada nos Estados Unidos Elizabeth Casqueiro foi selecionada para participar na 5.ª Bienal de Arte de Londres, entre 01 e 04 de julho, com uma obra influenciada pela pandemia covid-19. 

Artista portuguesa radicada nos EUA selecionada para Bienal de Londres
Notícias ao Minuto

21:00 - 23/06/21 por Lusa

Cultura Pintura

O quadro foi escolhido entre mais de 450 trabalhos de artistas de 60 países diferentes, mas, devido às restrições de viagens do estrangeiro, a autora não poderá estar presente naquele que será uma das primeiras exposições com público no Reino Unido, desde o início da pandemia.

"A exposição abrange todos os movimentos artísticos e localizações geográficas, assim, os visitantes poderão apreciar obras de arte de todas as culturas, estilos, ideias e expressões artísticas que representam o mundo da arte", refere a organização, que disse ter recebido milhares de candidaturas. 

Casqueiro descreve o quadro selecionado como uma alusão à "sensação de andar em círculos quando a covid primeiro apareceu - as notícias eram repetitivas e confusas -, e não sabíamos em que direção íamos com a pandemia". 

As peças de máquinas e as flores que fazem parte da composição, acrescenta, simbolizam a "fé na capacidade solucionadora da nossa sociedade industrializada, em conjunto com os poderes curativos da natureza". 

Nascida em Inglaterra, Elizabeth Casqueiro cresceu em Lisboa, onde começou por estudar Belas Artes. 

Acabou por se formar em arquitetura, área na qual fez carreira profissional, mas há sete anos que se dedica à pintura. 

A artista disse ter prevista uma exposição individual na galeria da Quinta dos Caniços, em Portugal, em outubro, e foi selecionada como semi-finalista para prémio Trawick Art Prize, nos EUA.

Leia Também: CTT apresentam selos sobre a descoberta da Antártida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório