Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 14º

Edição

Filme sobre refugiado vence Festival de Cinema de Animação de Annecy

A longa-metragem de animação 'Flee', sobre a fuga de um jovem afegão para a Europa e a violência da viagem, recebeu o prémio máximo do festival de Annecy, em França, anunciou no sábado o júri do certame.

Filme sobre refugiado vence Festival de Cinema de Animação de Annecy
Notícias ao Minuto

07:06 - 20/06/21 por Lusa

Cultura Cinema

O filme do realizador dinamarquês Jonas Poher Rasmussen centra-se na história verdadeira de um refugiado afegão, atual estudante universitário na Dinamarca, prestes a casar-se com o seu companheiro, que recorda a fuga do país de origem, quando ainda era criança.

"Flee" também recebeu o prémio de melhor banda sonora, composta por Uno Helmersson, e o prémio para a distribuição da obra.

Antes de ter conquistado o Grande Prémio Cristal de Annecy, "Flee" recebeu o Grande Prémio do Documentário do Festival de Sundance, nos Estados Unidos.

O Afeganistão dominou igualmente o vencedor do Prémio do Júri, "A Minha Família Afegã", da realizadora checa Michaela Pavlatova. O filme conta a história da descoberta de um país devastado pela guerra, por uma mulher checa que se apaixona por um homem afegão.

Annecy, o principal festival de cinema de animação na Europa, teve início no passado dia 14, encerrou no sábado à noite, e é o primeiro festival internacional de cinema a realizar-se em França, com sessões presenciais, desde a reabertura dos espaços culturais.

A longa-metragem "Nayola", de José Miguel Ribeiro, e a curta-metragem "All those sensations in my belly", do realizador e autor de banda desenhada Marko Djeska, com coprodução portuguesa da Bando à Parte, também foram selecionados para o festival.

"Nayola" esteve na secção "WIP", dedicada a projetos ainda em desenvolvimento, e "All those sensations in my belly" esteve na competição de curtas-metragens, vencida pela produção suíça "Ecorce", dirigida por Samuel Patthey e Silvain Monney.

Leia Também: 'John Wick 4' vai ser "mais profundo em termos do Código do Assassino"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório