Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Prémio Literário Miguel Torga evolui para Grande Prémio

O município de Coimbra e a Associação Portuguesa de Escritores (APE) vão lançar o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, que vai substituir o Prémio Literário que vigorava bienalmente desde 1984, foi hoje anunciado.

Prémio Literário Miguel Torga evolui para Grande Prémio
Notícias ao Minuto

20:58 - 14/06/21 por Lusa

Cultura Literatura

Na reunião de hoje do executivo de Coimbra, a vereadora Carina Gomes, responsável pelo pelouro da Cultura, adiantou que a proposta foi apresentada pela APE e representa "o reconhecimento ao trabalho cultural da autarquia na área do livro e da literatura".

A evolução do Prémio Literário Miguel Torga para um Grande Prémio, de periodicidade anual, com um prémio pecuniário de 12.500 euros, foi aprovada por unanimidade.

Segundo Carina Gomes, o novo prémio vai distinguir obras publicadas em português e em primeira edição no ano anterior, contrariamente ao anterior, que premiava livros inéditos.

A autarca realça que a proposta de parceria surgiu na sequência do investimento municipal dos últimos anos, nas quais destaca, entre outras ações, a preservação e divulgação das obras de Miguel Torga e de João José Cochofel, naquelas que outrora foram as suas casas e que hoje são, respetivamente, os equipamentos culturais municipais Casa-Museu Miguel Torga e Casa da Escrita.

A responsável pelo pelouro da Cultura salienta que a literatura é "uma área de eleição" na candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, dando como exemplos a mais recente organização do Encontro Literário Internacional "Cidades Invisíveis" e a homenagem da autarquia à escritora Teolinda Gersão pelos seus 40 anos de atividade literária.

De acordo com o município, a APE ficará responsável pela elaboração do respetivo regulamento, constituição do júri do prémio e organização, juntamente com a autarquia, da cerimónia de entrega do galardão, que deverá realizar-se anualmente em Coimbra.

Leia Também: Festival Literário do Interior arranca com iniciativas em sete concelhos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório