Vem aí o primeiro espetáculo online pago e em parceria com o Facebook

Teatro Nacional D. Maria II é a primeira entidade portuguesa a associar-se ao Facebook para uma transmissão paga na rede social. Trata-se da peça protagonizada por Bruno Nogueira, 'A matança ritual de Gorge Mastromas'.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
19/05/2021 17:12 ‧ 19/05/2021 por Notícias ao Minuto

Cultura

Teatro D. Maria II

O Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, vai transmitir o primeiro espetáculo online pago em parceria com o Facebook. É a primeira transmissão paga realizada em Portugal, através da nova funcionalidade ‘Eventos Online Pagos’ da rede social.

Trata-se do espectáculo 'A matança ritual de Gorge Mastromas',  protagonizado por Bruno Nogueira, que estreou há dois anos.

A transmissão acontece no próximo dia 29 de maio, às 21h, através da página no Facebook do D. Maria II, seguida de uma conversa com o elenco e o encenador do espetáculo.

Os bilhetes têm o custo de 3,49 euros e podem ser adquiridos através do link do evento no Facebook. 

Com encenação de Tiago Guedes do texto de Dennis Kelly, 'A matança ritual de Gorge Mastromas' regressa à cena, desta vez online, numa parceria exclusiva com a rede social, que surge no ano em que o D. Maria II celebra o seu 175º aniversário.

“Depois de longos períodos de encerramento ao público, o Teatro Nacional D. Maria II está novamente de portas abertas. Mas consideramos essencial manter a relação com todos aqueles que, durante o último ano, acompanharam a atividade online (...), através do visionamento de espetáculos, leituras, conversas com técnicos e artistas ou histórias para a infância", explica Tiago Rodrigues, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II.

"Esta transmissão, a somar a outros conteúdos que desenvolvemos online, como o novo podcast do Clube dos Poetas Vivos, permite-nos manter uma proximidade com todos os espectadores, perseguindo a nossa missão de serviço público"

Neste contexto de pandemia, e depois de dois períodos de quarentena em Portugal em que o setor da cultura foi um dos mais afetados, a ideia é manter a presença digital e o contacto com aqueles que só acompanharam o trabalho do D. Maria II à distância, sem nunca terem ido ao Rossio.

“A cultura tem sido, infelizmente, uma das áreas mais afetadas em Portugal pela crise pandémica. Acreditamos que as ferramentas do Facebook como os eventos online pagos podem ajudar instituições como o Teatro Nacional D. Maria II a encontrar outras formas de chegar a novos públicos e a abraçar a inovação proporcionada pelo mundo digital", refere ainda Tiago Rodrigues.

Os eventos online pagos do Facebook, recentemente disponibilizados em Portugal, são uma nova forma das entidades e empresas poderem monetizar os seus eventos online em direto. Agora, em Portugal, os detentores de uma página do Facebook podem, num único local, criar um evento online, recolher o pagamento e realizar o evento.

Para já, o Facebook não está a cobrar qualquer taxa para os eventos online pagos.

Leia Também: Algarve. Lavrar o Mar apresenta espetáculo itinerante noturno na natureza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas