Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Os Músicos do Tejo em concerto no dia 21 em Madrid

Os Músicos do Tejo vão dar, no próximo dia 21, um concerto de música barroca na Sala Sinfónica do Auditorio Nacional de Música, uma das mais emblemáticas salas de espetáculos da capital espanhola, divulgou hoje a organização.

Os Músicos do Tejo em concerto no dia 21 em Madrid
Notícias ao Minuto

21:02 - 11/05/21 por Lusa

Cultura Concerto

O concerto intitulado 'Fin de Fiesta Barroca con Fado' está integrado no denominado 'Ciclo de Grandes Autores e Intérpretes de la Música', organizado pelo Centro Superior de Investigación y Promoción de la Música, da Universidade Autónoma de Madrid.

Os Músicos do Tejo, orquestra de época dirigida por Marcos Magalhães e Marta Araújo, apresentam-se com a soprano Ana Quintans, o fadista Ricardo Ribeiro, o músico Marco Oliveira, viola de fado, e o percussionista Jarrod Cagwin.

O concerto tem raízes no projeto 'Fado Barroco', que Os Músicos do Tejo apresentaram no palco da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2016, e que deu origem ao álbum publicado um ano mais tarde, na Naxos, também com o fadista Ricardo Ribeiro e a soprano Ana Quintans.

A atuação em Madrid surge numa altura em que a edição da ópera cómica 'Il Mondo della Luna', de Pedro António Avondano, em primeira gravação mundial, ganha atenção e elogios da crítica em Espanha.

"Tem sido uma agradável surpresa este interesse por 'Il Mondo della Luna', e é muito bom poder voltar aos palcos nesta sala tão emblemática de Espanha", afirmou Marcos Magalhães, fundador e diretor d'Os Músicos do Tejo, citado no comunicado da organização.

'Il Mondo della Luna' é uma ópera cómica, construída sobre o texto de Carlo Goldoni (1707-1793), reformador da 'commedia dell'arte' e um dos maiores dramaturgos do século XVIII. O autor, conhecido pela peça 'A Estalajadeira', fez da escrita um dos mais perspicazes observatórios da emergente classe média europeia, e as suas peças testemunham a moral e os costumes da sua época. A música de Avondano apanha a essência do texto, do seu tempo e do seu espírito.

O disco, editado pela Naxos, a maior editora de música clássica, na atualidade, surge com uma versão do libreto de Goldoni e com um elenco de cantores portugueses com carreira internacional firmada, como as sopranos Susana Gaspar, Carla Caramujo e Carla Simões, os tenores Fernando Guimarães e João Pedro Cabral e os baixos Luís Rodrigues e João Fernandes protagonizam o elenco.

Entre outras produções de relevo, Fernando Guimarães (como protagonista) e João Fernandes (entre os principais papéis, como Tempo e Neptuno) cruzaram-se no elenco da ópera de Monteverdi 'Il Ritorno d'Ulisse in Patria', pela orquestra Boston Baroque e o maestro Martin Pearlman, que foi nomeada para os Grammy.

De acordo com a página oficial da orquestra portuguesa de época na Internet, Os Músicos do Tejo, grupo especializado em música antiga, surgiram em 2005 e editaram vários discos como 'As Sementes do Fado', 'As Árias de Luisa Todi', 'Il Trionfo d'Amore', de Francisco António de Almeida, e o mais recente 'Il Mondo della Luna'.

Contam com uma parceria com o Centro Cultural de Belém, que os levou a produzir três óperas - 'La Spinalba', também de Francisco António de Almeida, 'Lo Frate Nanmorato', de de Pergolesi, e 'Le Carnaval et la Folie', de A.C. Destouches.

Em 2013, estrearam-se no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian com a ópera 'Dido e Eneias', de Henry Purcell.

Apresentam-se em diversos concertos em Portugal e no estrangeiro e somam diversos apoios institucionais.

Um dos seus últimos projetos intitula-se 'Fado Barroco' e conta com as participações de Ana Quintans e Ricardo Ribeiro.

Leia Também: Pintura e música africana para projeto de arte urbana na Cova da Moura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório