Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Quadro de Basquiat vendido por por 30,3 milhões em leilão asiático

O quadro 'Warrior' ('Guerreiro'), de Jean-Michel Basquiat foi vendido na terça-feira por 30,3 milhões de euros num leilão da Christie's em Hong Kong, transmitido ao vivo pela internet, batendo recorde.

Quadro de Basquiat vendido por por 30,3 milhões em leilão asiático
Notícias ao Minuto

06:13 - 24/03/21 por Lusa

Cultura Arte

A tela do nova-iorquino Jean-Michel Basquiat (1960-1988) tornou-se a obra de arte ocidental a atingir o valor mais alto num leilão realizado na Ásia, noticiou a AFP.

O preço final de venda desta obra foi superior às estimativas.

A pintura, em acrílico e spray num painel de madeira, é considerada no meio artístico uma obra-prima do artista norte-americano, tendo sido vendida após "uma intensa batalha de leilão de dez minutos entre Hong Kong e Nova Iorque", afirmou a Christie's em comunicado.

A pintura foi interpretada como uma obra semi-autobiográfica de Basquiat, que enfatizou as desigualdades na sociedade e a falta de representação dos negros no mundo da arte.

Em 2012 a pintura foi vendida a um colecionador norte-americano na Sotheby's, em Londres por 5,5 milhões de euros, mas o seu preço disparou com a crescente demanda por pinturas de mestres ocidentais na Ásia.

'Warrior', de Jean-Michel Basquiat, é um retrato imponente e autoritário, que demonstra amplamente porque o artista é visto como um dos pintores mais importantes" dos últimos cinquenta anos, segundo a casa de leilões, noticia a AFP.

Leia Também: Artistas portugueses contribuem para angariação de fundos no Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório