Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Bienal de Ilustração de Guimarães atribui Prémio Carreira a Cristina Reis

A edição 2021 da Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) será dedicada às mulheres, incluindo a atribuição do Prémio Carreira a Cristina Reis, cenógrafa e figurinista no Teatro da Cornucópia, foi hoje anunciado.

Bienal de Ilustração de Guimarães atribui Prémio Carreira a Cristina Reis
Notícias ao Minuto

21:55 - 05/03/21 por Lusa

Cultura Prémio Carreira

Em comunicado, a organização refere que aquele prémio, no valor de 10 mil euros, distingue pessoas e artistas que tiveram uma obra marcante, mas transversal a vários saberes.

Nesta edição da BIG, será editada uma versão ilustrada inteiramente por mulheres d' Os Lusíadas, com a direção literária de Rita Marnoto.

Neste contexto, será promovida uma exposição das ilustrações originais realizadas para este propósito e que terá a curadoria do artista plástico António Gonçalves.

Entretanto, estão abertas, até 31 de maio, as inscrições para o Prémio Nacional BIG 2021, no contexto da 3ª edição da Bienal de Ilustração de Guimarães.

Serão atribuídos os prémios Grande Prémio BIG, no valor de 5.000 euros, Prémio BIG Revelação (mil euros) e cinco Prémios BIG Aquisição, no valor 500 euros cada.

Podem inscrever-se artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais.

A BIG é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, a decorrer entre os dias 23 de outubro e 31 de dezembro de 2021, com a organização da cooperativa MOTOR - Produção Cultural, sob a direção artística do artista plástico Tiago Manuel.

Rui Bandeira Ramos assume a direção técnica.

A programação da 3.ª edição da BIG estender-se-á a vários espaços em Guimarães, com intervenção pública na área do Bairro C, e promoverá diversas ações que contemplam exposições, oficinas e um ciclo de palestras A Teia da Ilustração, em torno da ilustração.

O Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA), irá receber uma exposição de André Letria, autor do desenho do cartaz da BIG 2021 e vencedor do Grande Prémio BIG 2019.

A Teia da Ilustração, ciclo de palestras dedicadas à ilustração e destinadas ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados, contará com as intervenções de Sérgio Godinho (poeta, compositor e intérprete), Sara Figueiredo Costa (jornalista freelancer e crítica literária) e João Ramalho Santos (coordenador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e crítico literário de ilustração e banda desenhada).

Terão ainda lugar várias Oficinas de Ilustração, orientadas para as escolas do concelho de Guimarães.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório