Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Sotheby's vai leiloar pintura de Boticceli avaliada em mais de 80 milhões

A casa de leilões Sotheby's vai colocar hoje à venda em Nova Iorque a pintura do mestre renascentista italiano Sandro Botticelli "Retrato de jovem a segurar um medalhão", estimada em mais de 80 milhões de dólares.

Sotheby's vai leiloar pintura de Boticceli avaliada em mais de 80 milhões
Notícias ao Minuto

09:27 - 28/01/21 por Lusa

Cultura Botticelli

A pintura de Botticelli tem mais de 500 anos, mas está em ótimo estado de conservação, segundo a casa de leilões.

De acordo com a Sotheby's, a obra não está datada, mas pensa-se que tenha sido feita entre o final da década de 1470 e o início da década de 1480 por Sandro Botticelli (1445-1510), nascido Alessandro di Mariano Filipepi.

Foi o período mais prolífico do pintor, durante o qual foi a Roma a pedido do Papa para decorar a Capela Sistina, e também pintou "O Nascimento de Vénus" e "Primavera", duas de suas obras mais famosas.

A pintura foi estimada em mais de 80 milhões de dólares, cerca de oito vezes o recorde de uma pintura do mestre florentino, estabelecida em 2013 por "Madonna e o Menino com o jovem Saint-Jean Baptiste", que foi vendida por 10,4 milhões de dólares.

Na posse de um colecionador, que comprou 810.000 livros em 1982, o retrato foi exibido em muitos museus e por longos períodos.

Limitadas por restrições de saúde devido à pandemia de covid-19, que em particular privaram Nova Iorque das vendas públicas por dez meses, as vendas nas principais casas de leilão caíram esmagadoramente, mantendo-se apenas um volume significativo da atividade online.

Leia Também: Pintura rupestre mais antiga do mundo encontrada na Indonésia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório