Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Filme de Tiago Siopa é candidato ao prémio Doc Alliance 2020

O filme 'Fantasmas: Caminho longo para casa', de Tiago Siopa, é candidato ao prémio Doc Alliance 2020, criado pela rede internacional de festivais europeus dedicados ao documentário, foi hoje anunciado.

Filme de Tiago Siopa é candidato ao prémio Doc Alliance 2020
Notícias ao Minuto

13:07 - 11/12/20 por Lusa

Cultura Cinema

O prémio é uma iniciativa da rede Doc Alliance, que reúne sete festivais de cinema documental europeus, incluindo o DocLisboa, e reconhece primeiras obras de realizadores do espaço europeu, sendo atribuído ao premiado um valor de cinco mil euros para o desenvolvimento do projeto seguinte.

'Fantasmas: Caminho longo para casa', exibido em 2019 no DocLisboa, foi distinguido em novembro passado no Festival Internacional de Cinema Documental Ji.hlava, na República Checa, onde arrecadou o prémio dedicado a primeiras longas-metragens.

O júri decidiu atribuir o prémio ao filme português "pelo magnífico estilo cinematográfico" e por "contar histórias espiritualmente enriquecedoras".

De acordo com a produtora Primeira Idade, "Fantasmas: Caminho longo para casa" "é uma fábula familiar passada na Benedita, concelho de Alcobaça, na qual o realizador Tiago Siopa leva o espectador ao encontro da sua família: mãe, pai, irmão e em particular as suas avós, uma delas personificação da sabedoria ancestral da magia e feitiços populares, que consegue colocar Tiago em contacto com o fantasma da sua outra avó, já falecida".

Este é "a primeira obra profissional" de Tiago Siopa, que, em 2018, venceu o Prémio RTP para melhor projeto em fase de pós-produção no programa Arché do DocLisboa, "que equivaleu à aquisição por parte da RTP dos seus direitos de exibição".

A rede Doc Alliance, destinada a apoiar o cinema documental europeu independente, integra os festivais Doclisboa (Portugal), CPH:DOX (Dinamarca), Docs Against Gravity (Polónia), FID Marseille (França), Jihlava IDFF (República Checa), DOK Leipzig (Alemanha) e Visions du Rèel (Suíça).

Por causa das medidas restritivas para conter a pandemia da covid-19, o vencedor do Prémio Doc Alliance 2020 será anunciado numa sessão 'online' na próxima segunda-feira, com transmissão pela rede social Facebook.

Em anos anteriores, o prémio foi entregue no mercado do filme, durante o festival de cinema de Cannes, em França.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório