É já amanhã que se assinala aquele que seria o 100.º aniversário de Cruzeiro Seixas e, para assinalar a efeméride, quatro artistas nacionais vão lançar uma nova pintura. Alfredo Luz, Gabriel Garcia, Luzia Lage e Odeith aceitaram o desafio da galeria de arte Artview e homenageiam, assim, um das figuras mais emblemáticas do surrealismo em Portugal.
A obra de Luzia Lage reflete "os limites apurados e as atmosferas de vertigem, edificadas no mundo desolador, mas simultaneamente onírico e poético que caracteriza o Mestre Cruzeiro Seixas", refere o comunicado enviado às redações.
Mas há mais. A obra de Cruzeiro Seixas está ainda espelhada no "impossível real do traço de Alfredo Luz que mantém o sobressalto imaginativo que caracterizava a obra do Mestre. No universo perturbador e inocente de Gabriel Garcia ancorado numa narrativa forte e, finalmente, a anamorfose de Odeith, na disrupção da arte urbana como nova narrativa do mundo atual".
Para Carlos Gonçalves, responsável da Artview, "Cruzeiro Seixas é talvez o expoente máximo do movimento surrealista português, e para honrar o seu contributo decisivo para a arte em Portugal, a Artview lançou o desafio a quatro artistas de diferentes periferias, mas com uma geometria comum: a profunda admiração pela obra do Mestre Cruzeiro Seixas. O resultado deste desafio são quatro serigrafias únicas e deslumbrantes, refletindo a homenagem ao mistério pictórico da obra do Cruzeiro Seixas.”
Além da venda destes originais e de uma edição de serigrafias para cada uma destas quatro obras, a Artview lança também um conjunto de originais do artista Cruzeiro Seixas.
Leia Também: AR homenageia "traço" de Cruzeiro Seixas, "um dos últimos surrealistas"